3 motivos pelos quais as boas práticas de desenvolvimento SAP ABAP não estão funcionando

 

As boas práticas no desenvolvimento vêm demonstrando o quanto projetos de software podem ser melhorados, evitar retrabalho e chegar ao final dentro do prazo e do orçamento, atendendo plenamente seus objetivos. Entretanto, nem sempre a mera aplicação das melhores práticas é o suficiente, se não se utilizarem as ferramentas adequadas. Embora as boas práticas definam as técnicas, a não utilização das ferramentas pode resultar no insucesso. A seguir vamos analisar três possíveis motivos pelos quais uma estratégia de boas práticas de desenvolvimento SAP ABAP podem não dar os resultados esperados.

O fator humano

Um dos grandes fatores determinantes do sucesso de qualquer projeto é o fator humano. Em projetos de desenvolvimento de software, esse fator é acentuado ainda mais, tanto nas etapas de codificação quanto nas de testes. Ao passo que para a codificação, a seleção de um bom perfil profissional pode trazer os resultados esperados, em outras fases, que envolvem a execução de tarefas repetitivas, como a inspeção do código fonte e testes, mesmo os bons profissionais podem se ver desestimulados e incorrer em erros. A automação desse tipo de tarefas, através de ferramentas apropriadas, pode representar um diferencial e eliminar problemas nos projetos associados ao fator humano.

É preciso desempenhar

O atendimento às especificações e às regras de negócio, por si só, não é garantia de uma solução de bom desempenho. É preciso fazer criteriosas avaliações, tanto do código fonte quanto do desempenho de execução, incluindo gerenciamento de memória, CPU e I/O, para se obter código realmente performático. A adoção de uma ferramenta que auxilie nesses processos é vital, pois garante que o código aderente aos requisitos ofereça também um bom desempenho na sua execução. Além disso, a qualidade resultante tem uma relação direta com o bom desempenho do código customizado.

Mais com menos

É sabido que a os testes e avaliações das soluções customizadas desempenham importante papel na qualidade final do produto, reduzindo a chance de retrabalho e combatendo os gargalos de entrega. Entretanto, para que essas avaliações se tornem satisfatórias, um número grande delas deve ser realizado. O fato é, entretanto, que muitas vezes os recursos humanos disponíveis para tais atividades são escassos, e, mais ainda, os recursos financeiros a serem investidos nessa atividade também. Portanto, ferramentas que permitam a automatização dessas atividades fazem com que um mesmo orçamento e uma mesma quantidade de pessoas produza muito mais, com um mesmo orçamento.

QAMetrik melhorando as boas práticas

Os gestores de projetos ABAP contam com o QAMetrik como um conjunto de soluções para análise do código desenvolvido, que possibilita a unificação e a automatização de tarefas relacionadas à garantia de qualidade no desenvolvimento. O QAMetrik ainda apoia o gestor na socialização do conhecimento, proporcionando significativa redução nos custos de operação.

Além dos resultados verificados na qualidade das entregas, o QAMetrik resulta em melhor desempenho das equipes envolvidas em desenvolvimento de código ABAP customizado, fazendo com que elas desfrutem de maior satisfação no desempenho de suas funções.

O QAMetrik é uma excelente ferramenta para fazer com que as boas práticas em desenvolvimento ABAP se tornem ainda melhores, trazendo os resultados que os gestores de fato esperam.

 

 

 

Especialista


Voltar