5 estratégias utilizadas na redução de custos com TI

 

Quando uma empresa passa por uma reestruturação, ou encontra dificuldades devido a uma situação financeira e econômica, o termo redução de custos passa a tomar conta das pautas de muitas reuniões em todos os setores.

Por ser uma das principais áreas do negócio e com alta representatividade no orçamento corporativo, a área de TI acaba sendo umas das áreas mais afetadas em relação a cortes de investimento.

Porém, ao traçar uma estratégia de redução de custos com TI, é preciso tomar cuidado para que alguns cortes não comprometam o desempenho do setor. Alguns investimentos são primordiais para garantir a segurança e até mesmo a continuidade do negócio.

Neste artigo, vamos abordar 5 estratégias importantes na redução de custos com TI. Estas estratégias permitem que a empresa consiga alcançar seus objetivos sem comprometer o desempenho ou a segurança da área. Boa leitura!

Adoção de cloud computing

Há cada dia que passa as soluções de cloud computing tem evoluído para comportar mais recursos da TI, permitindo as empresas migrarem diversos sistemas e ferramentas, e fazendo uma gestão integrada com o ambiente local, transformando a rede em uma nuvem híbrida.

A computação em nuvem tem um papel importante quando se fala em redução de custos com TI, pois qualquer investimento em cloud é feito de forma gradual, ou seja, não há um desembolso inicial.

Outra vantagem é a possibilidade de se contratar os recursos em cloud sob demanda. Por exemplo, se uma empresa faz uma promoção na internet e prevê um aumento significativo no volume de acessos aos seus servidores, ela pode contratar mais recursos na nuvem, pagar pelo uso e depois descartar, voltando a pagar o mesmo valor anterior a promoção.

Trabalhar com soluções de TI integradas

De um modo geral, quanto maior a complexidade do negócio maior o número de ferramentas de TI. São diversos sistemas, planilhas e soluções utilizadas por diversas áreas, cada uma com um custo diferente.

O problema maior é que muitas vezes essas soluções não se conversam, e a empresa acaba tenho um desembolso em fazer integrações manuais, consumindo recursos da equipe e até mesmo dos próprios usuários, que levam mais tempo para encontrar as informações que precisam.

Quando se fala em redução de custos com TI, é preciso pensar em soluções integradas. Quanto mais fácil for a comunicação entre as soluções, maior será a produtividade do pessoal, menor será o índice de problemas e o volume de chamados para o suporte.

Para isto, procure soluções mais completas, ou que pelo menos sejam facilmente integradas. Dados de mercado apontam que empresas com sistemas de gestão crescem 35% mais rápido. Uma das maiores razões para este crescimento acelerado é o controle de custos mais apurado.

Mas ainda assim, é fundamental que o sistema de gestão seja integrado com outras soluções utilizadas na empresa, como por exemplo, o sistema de CRM, ferramentas específicas de manufatura, aplicativos usados na empresa e assim por diante.

Ter um plano de governança de TI

Desenvolver um plano de governança de TI é uma ótima oportunidade para uma estratégia de redução de custos.

Existem algumas metodologias e conjuntos de melhores práticas como ITIL, COBIT e até mesmo a norma ISO/IEC 38500, que podem apoiar o desenvolvimento de um plano de governança de TI. Porém, independentemente do modelo seguido, se a criação deste planejamento estiver alinhada com as estratégias de governança corporativa, os gestores já levarão em conta as restrições e necessidades de redução de custos.

Todo o planejamento passa a estar alinhado em primeiro lugar com as prioridades do negócio, mas seguindo uma metodologia que atenda também as principais necessidades da TI, sem comprometer a qualidade dos serviços ou a segurança da informação.

Você pode saber mais sobre governança de TI baixando nosso ebook gratuito sobre Gestão de TI. Clique aqui para baixar.

Adotar soluções que aumentem a eficiência energética do datacenter

Mesmo adotando soluções de cloud computing conforme mencionamos anteriormente, muitos recursos de TI ainda permanecem no Datacenter local. Estes recursos demandam um alto consumo de energia, principalmente devido a necessidade de refrigeração.

Somente os custos com refrigeração são responsáveis por 50% em média dos gastos energéticos de um Datacenter. Por isso, é preciso que a empresa invista cada vez mais em soluções que aumentem a eficiência energética, que será responsável por uma parcela considerável da redução de custos com TI.

Soluções de gestão da qualidade são fundamentais na redução de custos com TI

No artigo Saiba como convencer seu chefe a investir em qualidade de software, demonstramos através de números o quanto o investimento específico em qualidade de software é importante para melhorar a produtividade da equipe e evitar uma série de prejuízos para a organização.

Da mesma forma, no artigo Como a gestão da qualidade pode aumentar seu lucro, mostramos a importância da gestão da qualidade para o negócio.

O fato é que além de melhorar os resultados por garantir mais produtividade, a gestão da qualidade é responsável por uma parcela importante na estratégia de redução de custos.

Empresas que investem em gestão da qualidade conseguem reduzir custos com mão de obra, com excesso de retrabalho, e até mesmo com suporte. Nestes casos, o investimento em gestão da qualidade é rapidamente pago com a redução de custos que ele gera para a empresa.

Caso sua empresa possua o sistema SAP e faça customizações constantes no código ABAP, consegue reduzir em até 30% seu custo com desenvolvimento investindo em uma solução de gestão da qualidade do código. Que saber como? Fale com um especialista da QAMetrik.

Chamada-especialista

Gestão de TI


Voltar