5 hábitos que todo profissional de TI deve adotar

O mercado de trabalho para os profissionais de TI no Brasil não para de crescer. De acordo com a consultoria IDC, até 2015 o país deve gerar mais de 117 mil vagas. Isso se deve ao novo cenário em que as empresas brasileiras estão mais familiarizadas em relação à tecnologia e também aos novos empreendimentos criados por jovens talentos.

Muito se tem discutido a falta de mão de obra qualificada em tecnologia, bem como os salários, que em algumas regiões são excelentes, porém em outras deixam a desejar. O que é certo é que bons profissionais de TI são essenciais para as estratégias de negócios de empresas de todos os portes e eles são muito valorizados. Se você já atua no meio ou está pensando em iniciar a carreira, não deve deixar de ver estes 5 hábitos que todo profissional de TI deve adotar:

Hábitos que todo profissional de TI deve adotar

1. Aprimoramento

Um bom profissional de TI se especializa numa área, mas está sempre antenado nas tendências, nos novos conceitos, novas ferramentas, novas formas de desenvolvimento. Uma tarefa que não é muito fácil, pois a tecnologia não para de evoluir, mas ele sabe que é um bom preço a se pagar. Se não sabe fazer, ao menos sabe a quem pode recorrer e como perguntar.

2. Boa tradução

Um profissional estratégico em TI é antenado com as técnicas, mas consegue “traduzir” com facilidade para as pessoas leigas. Afinal, as pessoas de negócios ou usuários finais, com quem ele se relaciona não entendem da técnica, querem apenas obter as vantagens da tecnologia.Transitar entre a TI e os negócios é uma vantagem competitiva para quem quer ser um CIO, por exemplo. Em todas as profissões não é tão simples sair do operacional para o estratégico – e os bons profissionais de TI sabem disso.

3. Networking

Quando se fala em networking, geralmente associamos a um grande grupo de conhecidos profissionais. Não basta conhecer bastante gente. Bons profissionais de TI sabem que é preciso que estes contatos tenham interesses comuns e que a troca seja constante.

Nem sempre o intercâmbio entre os profissionais é relacionado a negócios, muitas vezes trata-se de conhecimento. Um profissional de TI antenado, está sempre próximo de pessoas inteligentes, que possam agregar em sua carreira e, em troca, também contribui para a carreira de seus pares.

4. Proatividade

Inerente a todos os profissionais, a capacidade de se antecipar e criar soluções, fazer acontecer, também é um hábito que pode ser uma vantagem competitiva aos profissionais de TI. Lembre-se: você deve lutar sempre para fazer o seu melhor em termos operacionais, mas ter uma visão global, conseguir visualizar como o seu trabalho contribui para o negócio.

5. Organização

Aquele nerd desorganizado, com o quarto todo bagunçado que costumávamos ver em filmes de Hollywood já é coisa do passado. Profissionais de TI devem ter visão sistêmica, trabalhar com processos bem definidos, foco em produtividade e negócios.

E você, quais são os hábitos que precisa desenvolver? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

SAP ABAP Suite agende um horário


Voltar