A importância da Gestão de TI para a produtividade do negócio

Qualidade SAP ABAP

O rápido avanço da tecnologia tem gerado uma verdadeira revolução no mundo corporativo. Com soluções cada vez mais completas e integradas, as organizações têm se tornado cada vez mais produtivas, melhorando seus processos em todos os níveis, do operacional ao estratégico, mesmo que ainda não haja uma gestão de TI estruturada e organizada.

Da mesma maneira, a evolução dos dispositivos móveis e das soluções de cloud computing também abriu novos mercados e possibilidades para as empresas expandirem seus negócios e sua base de clientes. Por outro lado, toda essa evolução também facilitou a penetração de novos entrantes em vários segmentos mercados, tornando a concorrência ainda mais acirrada e os clientes mais exigentes.

O resultado de todo esse avanço é o aumento da competitividade e uma maior dependência das empresas sobre seus recursos de tecnologia. Porém, ao mesmo tempo em que a TI se tornou indispensável no ambiente corporativo, pode ser a maior vilã da produtividade profissional quando não está funcionando de maneira adequada.

Por isso, sabendo da importância da tecnologia o crescimento do negócio, empresas de todos os tamanhos e segmentos tem buscado investir cada vez mais em um tema até então exclusivo de grandes organizações, a gestão de TI.

Neste artigo, vamos analisar como o investimento em gestão de TI é importante para aumentar a produtividade empresarial e evitar uma série de problemas para as empresas.

A Gestão de TI aumenta a disponibilidade dos serviços

Ao desenvolver um trabalho de gestão do TI, a empresa passa a garantir que todas as manutenções sejam realizadas em dia, que os recursos sejam monitorados em tempo real e os serviços mais importantes sejam cobertos por um suporte adequado de alta qualidade.

A gestão de TI garante uma maior disponibilidade de todo o ambiente tecnológico, pois qualquer anomalia identificada durante o uso de algum serviço pode ser facilmente detectada, permitindo a equipe responsável tomar rapidamente as devidas ações de correção, evitando dessa forma uma parada repentina que possa prejudicar o andamento do negócio.

A gestão de TI quando realizada de forma ativa, reduz o número de incidentes no ambiente tecnológico, e quando necessário o apoio de uma equipe de suporte, garante atendimentos mais ágeis e com resolução dentro de um prazo adequado.

Seja em nível de hardware, redes ou no desenvolvimento de software, a redução de incidentes aumenta a disponibilidade dos serviços de TI e evita que os profissionais deixem de realizar suas atividades devido a problemas no ambiente.

Mais produtividade no ambiente de trabalho

Além da redução de incidentes no ambiente tecnológico, a gestão de TI também garante que todos os recursos se mantenham em pleno funcionamento, identificando possíveis gargalos e falhas que possam prejudicar o desempenho de algum componente, seja ele de hardware ou software.

Um exemplo claro de como é possível ganhar produtividade com a gestão de TI está relacionado aos problemas de lentidão, comumente motivo de reclamação dos usuários, seja em nível software, hardware ou na própria rede. A lentidão é muitas vezes um tipo de sintoma difícil de ser diagnosticado pela equipe de suporte.

Ao aplicar uma metodologia de gestão de TI com o monitoramento adequado, torna-se fácil a identificação de pontos de falha em todos os níveis. Dessa forma, identificar a causa de uma lentidão passa a ser muito mais fácil e rápido para a equipe responsável.

O bom desempenho dos recursos de TI também afeta positivamente a produtividade dos colaboradores, que tem uma maior garantia que os serviços utilizados no dia a dia estejam sempre em pleno funcionamento, não prejudicando a sua produtividade.

Direciona investimentos corretamente

A gestão de TI também auxilia a identificação de padrões de utilização de cada serviço, orientando os responsáveis sobre a necessidade de ampliação da infraestrutura e de novos investimentos.

Outro grande benefício da gestão de TI é a capacidade de visualização da infraestrutura em tempo real, mostrando a necessidade de ampliação e alertando a equipe do momento necessário de providenciar melhorias antes que venham a prejudicar a disponibilidade de algum serviço.

Gestores podem focar no negócio

A evolução da tecnologia proporciona uma série de novas possibilidades para empresas em todos os segmentos, seja na melhoria dos processos produtivos, no relacionamento com os clientes ou no desenvolvimento de novas soluções.

Essas mudanças também têm levado CIOs e gerentes de TI a um outro patamar dentro das organizações. Anteriormente, o papel desses profissionais estava muito ligado ao dia a dia da equipe de TI, se envolvendo nas tarefas operacionais e “apagando incêndios” grande parte do tempo.

Com a maior aplicação da tecnologia em todos os níveis do negócio, estes profissionais não podem mais ter o foco do seu trabalho na operação, mas sim em buscar soluções estratégicas para a empresa. Sua participação deve focar na busca novas soluções diferenciadas, no desenvolvimento de produtos ou na pesquisa de tecnologias que tornem suas empresas mais competitivas, seja através do aumento da produtividade ou criando novas ofertas para o mercado.

Tornando sua empresa mais competitiva

Para que a gestão de TI garanta melhores benefícios para o negócio, é necessário que seja implantada da maneira correta, por profissionais qualificados e seguindo as melhores práticas do mercado.

Assim como já podemos conferir no artigo Descubra como a Governança de TI gera resultado para seu negócio, a gestão de TI reduz os custos operacionais, minimiza os riscos relacionados a tecnologia e aumenta a produtividade de toda a organização.

E você, gostaria de saber como a gestão de TI afeta o desenvolvimento ABAP dentro da sua empresa? Fale com a QAMetrik!

ebook-gestao-ti

 


Voltar