A importância da padronização de código no desenvolvimento SAP

No mundo SAP é comum encontrarmos empresas que não possuem padrão no desenvolvimento das suas customizações, seja falando em nível de código fonte ABAP assim como nos seus processos de desenvolvimento.

Sem uma padronização em ambas as partes, os profissionais envolvidos acabam realizando as tarefas como acreditam ser melhor, tornando o ambiente caótico pela falta de controle.

Quando o caos se instala, desenvolvedores demoram mais tempo para desenvolver e também para corrigir problemas, pois não há uma diretriz única, levando cada profissional a fazer da forma que acredita ser correta.  E quem arca com os custos destes desperdícios e fica com um legado caótico é o cliente solicitante do desenvolvimento, e seu orçamento some em meio as várias horas de body-shop consumidas.

Problemas da falta de padronização

Quando não há padronização, não há também um entendimento comum que facilite a legibilidade das customizações desenvolvidas, levando a equipe a uma série de problemas, como:

  • Falta de qualidade dos desenvolvimentos, onerando os custos relacionados a engenharia de software;
  • Maior tempo para identificação e correção de falhas;
  • O sistema irá apresentar muito mais erros, aumentando a demanda por suporte;
  • Será gasto mais tempo com testes e validação do que o normal;
  • Maior risco de parada em produção, afetando diretamente empresa em todos os setores.

Ambientes SAP sem padronização não costumam ter qualquer documentação, em alguns casos ela até existe, mas dificilmente está atualizada ou escrita de uma forma aceitável. Em ambos os casos, a falta de uma documentação bem elaborada inviabiliza a identificação das funcionalidades desenvolvidas e a rastreabilidade entre documentos, chamados, ordens de serviço e request’s.

Além de todos os problemas já citados, a falta de padronização e documentação torna a situação ainda mais gravado caso a empresa venha a passar por um processo de auditoria. Para qualquer controle de qualidade, a padronização de processos é fundamental.

Quando customizações no código ABAP são desenvolvidas, as etapas de organização e gerenciamento dos transportes são fundamentais para evitar erros e problemas no ambiente de produção. Empresas que não possuem um processo padronizado, podem ter dificuldades no transporte entre os ambientes. Estas empresas estão aumentando o risco de parada do ambiente produtivo pela falta de processo e padronização de ações dentro do sistema.

O que é padronização no código ABAP

O conceito de padronização é relativamente simples, mas quando falamos em um ambiente SAP, a padronização trata da elaboração de um processo e procedimentos que são executados por toda a equipe da mesma maneira.

Os desenvolvedores farão suas customizações no código de forma igual, os testes serão feitos da mesma forma, e também a gestão e o transporte dos desenvolvimentos acontecerão de forma similares.

Para criar um processo de padronização em um ambiente SAP, é altamente recomendável a elaboração de um booking, que nada mais é do que uma cartilha para que todos pensem e executem as tarefas da mesma maneira dentro do seu ambiente de TI. Ao organizar e documentar os processos dessa maneira, sua empresa um ganho exponencial de produtividade, segurança e qualidade nas entregas.

Quer saber mais sobre padronização no ambiente SAP? Confira este material gratuito:

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP

Quais os benefícios da padronização

Quando todos os desenvolvedores e analistas possuem uma cartilha de padrões, a empresa garante muito mais qualidade nos desenvolvimentos e a equipe se torna mais produtiva, pois todos passam a trabalhar de forma organizada e sincronizada dentro do processo.

Com o ambiente padronizado e documentado, todos os desenvolvedores podem dar suporte a qualquer sistema, pois existirá um padrão de desenvolvimento. Podemos fazer uma analogia aos idiomas, nessa situação, todos da equipe falarão a mesma língua sem necessidade de traduções para compreender o que está escrito no código.

Quanto aos transportes, os riscos de problemas em produção são drasticamente reduzidos, garantindo também mais qualidade, agilidade e performance nesse ambiente e na resolução dos problemas.

Ao facilitar a compreensão do código fonte, automaticamente a equipe de TI sente uma significativa redução nos chamados de suporte, devido a melhoria de qualidade dos códigos e também a maior velocidade na resolução de problemas.

Ao unir todos esses pontos, os gestores percebem uma significativa economia em mão de obra operacional, que acaba otimizando o orçamento da TI, gerando mais resultado para a empresa e para a área de negócio, tornando o retorno sobre o investimento muito mais rápido.

Muitos gestores acreditam que investir em uma ferramenta que controle a governança de seu ambiente aumenta o custo da área, porém, você já parou para pensar no quanto a empresa desperdiça em horas de body-shop desnecessárias?

Quer saber como começar a padronizar suas customizações ABAP? Fale com a QAMetrik e descubra como isto pode ser fácil e rápido!

chamada_conheca-qametrik


Voltar