Armadilhas que o gestor de TI deve evitar em uma implementação de sistemas ERP

Os sistemas ERP são uma das melhores soluções de gestão para uma empresa e seus departamentos. Mas, para o funcionamento pleno destes sistemas, a sua implementação deve seguir alguns cuidados. Conheça aqui quais as armadilhas relacionadas à implementação das soluções de ERP em particular SAP e como podemos ajudar a evitá-las.

A execução deste gênero de ferramentas envolve custo e tempo. Apesar de todos os benefícios que trazem a médio-prazo, existem formas de reduzir os fatores de insucesso. Vamos à elas:

Armadilhas em SAP

A implementação de uma solução SAP implica grande esforço de planejamento e foco. O tempo desprendido para se colocar em prática convenientemente é outro fator que deve ser levado em consideração. É exatamente nesta fase de planejamento em que se verificam a maior parte das armadilhas e as mais comuns são:

  • – Falta de planejamento – por pouco tempo e dedicação;
  • – Falha nos processos de planejamento – muitas vezes, de forma não propositada;
  • – Falta de um responsável interno principal – não é apenas o fornecedor que deve estar envolvido. Ninguém conhece melhor a empresa, que o próprio gestor.

Ao mesmo tempo, existem outras armadilhas relacionadas com outras fases do processo. As mais importantes e que ocorrem com mais frequência são:

  • – Perda de dados e documentos entre o fechamento de uma sessão de trabalhos e o início de outra;
  • – Troca ou substituição de profissionais durante o projeto;
  • – Falta de atualização do software, a longo prazo, para poupar custos com a manutenção.

Estas armadilhas apontadas são, muitas vezes, não premeditadas. Elas ocorrem sem que os envolvidos percebam. E é por isso que um programa de apoio se torna imprescindível.

Benefícios de SAP com programação de específicos em ABAP

Ao invés de uma equipe concentrar todos os seus esforços no desenvolvimento da própria infraestrutura e processos de qualidade,  é mais indicado que ela dedique-se mais à própria lógica inerente ao negócio com desenvolvimentos em ABAP.

Facilitar a implementação e reduzir a perda de informações e gaps existente, o QAMetrik SAP Suite ABAP se torna um apoio forte à gestão e ao responsável IT. Afinal de contas, menos esforços no planejamento e menos ocorrências de erros significa mais produtividade da equipe.

– Memória

Os dados relativos à importação e exportação de sessões ficam intactos durante o puxamento dos programas. Isto acontece porque a memória ABAP tem uma área relativa às sessões internas, que pode ser “chamada” a qualquer altura. Isto evita a perda de dados no caminho.

– Framework

Outra facilidade são os pacotes com ABAP, que providenciam um quadro dedicado a objetos de desenvolvimento com recipientes e regras próprias. Ao mesmo tempo em que contêm este quadro, fazem o controle do seguimento dessas regras. Ao assegurarem que as regras estão sendo cumpridas e que os objetos de desenvolvimento se encontram nas áreas corretas, existe menos espaço e probabilidade de falhas.

– Código

O ambiente de desenvolvimento ABAP engloba uma programação, dedicada aos objetos de desenvolvimento. Por ter sido desenvolvida com esse intuito, faz com que tenhamos muita facilidade na implementação de novas regras de negócio, porém não impede códigos mal inseridos que degradem a performance do seu ERP SAP.

– Ciclo de desenvolvimento

Os sistemas ABAP têm duas características que ajudam a poupar custos. Elas dizem respeito ao ambiente de desenvolvimento a ser completamente integrado, tal como o seu pacote de ferramentas. Isto significa menor necessidade de suporte ao utilizador. Afinal quanto menos apoio a implantação do SAP necessitar, menos custos irão existir. Aqui é importante ter em conta que a maioria dos custos associados à esta implementação, são custos de suporte do fornecedor.

Aqui estão listada algumas das armadilhas relacionadas com a implementação de SAP, além dos benefícios que um sistema como o QAMetrik SAP Suite ABAP – podem trazer à sua empresa ou equipe. Rapidez, eficiência, socialização do conhecimento e maior produtividade resultam na autonomia que será alcançada face à adaptação e customização do software fornecido. Menos custos de suporte e menos ocorrência de erros significará mais sucesso e mais lucro para o negócio.

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar