Aumente o seu poder de produtividade e competitividade em relação ao mercado exterior

Embora o setor esteja em franco crescimento, o Brasil ainda não se destacou no mercado internacional de produção de softwares. Isso se deve tanto pela quantidade dos recursos investidos no setor, como pelo histórico nacional de fornecedor de matérias-primas.

No entanto, merecidamente, muitos de nossos empreendedores buscam e vem ganhando seu lugar no mundo e oferecendo produtos excelentes e competitivos no mercado.

Embora muito bem intencionadas, muitas empresas falham porque não possuem as técnicas de gestão que são praticadas lá fora e que podem fazer toda a diferença na hora de competir com os demais. A seguir, veja algumas dicas de como aumentar a produtividade e competitividade de suas equipes com a QAMetrik SAP ABAP Suíte:

Redução do retrabalho

Recorrentes problemas com retrabalho devem ser evitados. Os projetos devem ser meticulosos e perfeccionistas, o que se consegue com a ajuda de um bom planejamento e da redução de improvisos ao longo do processo produtivo. Embora pareça agressivo tocar neste ponto, há estatísticas que mostram que em torno de 70% do esforço produtivo é gasto em retrabalho. Nem é preciso mencionar os custos, além da perda de energia do grupo de trabalho envolvido.

Documentação dos sistemas

É preciso implantar na sua organização a cultura da essencialidade da documentação dos sistemas, desde a formalização em atas de requisitos levantados até os resultados finais. Essas práticas evitam muitos erros que geram retrabalho como a reescrita de códigos, duplas interpretações sobre o mesmo código, frustração dos resultados obtidos quando os requisitos são mal especificados e, consequente, funcionamento inadequado da ferramenta, além dos comuns e malfadados atrasos na entrega final.

Bom relacionamento da equipe

Um bom relacionamento entre a equipe de desenvolvimento do sistema permite que erros sejam evitados antes mesmo que ocorram. Disputas de ego são mal vistas e geram prejuízos ao grupo. Por isso, é sempre recomendável investir em um clima organizacional adequado ao trabalho em equipe.

Além disso, é preciso ter uma excelente equipe de testes acompanhando todas as fases e mantendo um bom relacionamento com todas as áreas envolvidas. É prudente que o software seja testado por pessoas diferentes, para que a percepção de eventuais erros seja mais fácil.

Programação voltada à correção de erros e uso de tecnologias

Nada melhor do que preparar a equipe para trabalhar de forma dinâmica na correção de falhas. Assim, a frustração e os prováveis prejuízos são reduzidos, além de despertar no cliente a sensação de que o melhor está sendo feito sempre. Já existe no mercado uma tecnologia voltada para padronizar o desenvolvimento de requisitos e, consequentemente, impactar no software em produção, o RUP – Rational Unified Process. Essa metodologia de engenharia de software visa à produção de softwares de qualidade padrão, que obedeçam cronogramas e orçamentos, o grande gargalo da TI.

Sistematizar etapas

Finalmente, independentemente da utilização de uma metodologia ou outra, é preciso identificar as grandes etapas de criação de sistemas: levantamento de requisitos, análise, implementação, teste e implantação do software. Sistematizar essas etapas garantirá os melhores resultados.

Que tal estar mais preparado para enfrentar o mercado internacional? Comece já a usar nossa QAMetrik SAP ABAP Suíte e obtenha excelentes resultados!

 

Especialista

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar