CIO, você quer garantir seu emprego em 2017?

A situação econômica do Brasil demonstra leves sinais de recuperação, mas ainda está longe de ser confortável. Ainda é comum vermos diversas empresas reduzirem ao máximo seus custos e buscarem maneiras de serem mais produtivas com menos esforço, pois esta é a única forma que encontram para se manterem competitivas no mercado.

O título deste artigo pode ser um pouco radical, mas a área de TI tem um grande impacto na produtividade de um negócio, já que a tecnologia está cada vez mais presente nas organizações, tanto a nível operacional quanto estratégico.

Mas o que você, CIO, tem a ver com a crise econômica? Porque seu emprego pode estar em risco? Simples, a área de TI hoje é um dos setores mais estratégicos para a empresa se tornar mais produtiva. Da mesma forma, quando os recursos de TI estão mal implantados e não estão alinhados com as estratégias da governança corporativa, eles podem ser um entrave para o crescimento, tornando os processos muito burocráticos e representando um alto custo para a empresa.

ID-10080976

Qual o papel o CIO?

Hoje o papel do CIO dentro de uma organização está muito mais relacionado as questões estratégicas do que operacionais. Para definir a estratégia da TI frente a uma crise econômica, o CIO deve participar ativamente da elaboração da estratégia de governança corporativa, identificando pontos onde a TI pode ser um apoio para a organização, e colhendo informações para serem aplicadas diretamente na sua área.

Em outras palavras, o CIO deve ser o principal responsável por alinhar as estratégias da governança corporativa com a governança de TI, coordenando as equipes internas para que direcionem suas atividades em busca dos mesmos resultados.

Desafios do CIO

Gerir uma área de TI de uma grande empresa é um grande desafio, que se torna ainda maior em tempos de crise econômica, quando normalmente o orçamento é reduzido e muitos projetos acabam ficando em segundo plano.

Para não deixar a crise afetar o negócio em grandes proporções e garantir seu emprego, o CIO deve focar em pelo menos 3 grandes desafios:

1 Otimizar o orçamento

Mesmo com o orçamento reduzido, as equipes de TI precisam continuar suas entregas no prazo e com eficiência, seja na área de segurança, suporte ou desenvolvimento.

Neste momento, os CIOs têm um grande desafio de encontrar maneiras de tornar suas equipes mais produtivas sem onerar os custos operacionais. Aqui, o desafio é encontrar ferramentas e soluções que possam agregar valor as entregas, seja estruturando os processos ou automatizando parte dos trabalhos manuais.

Implantar soluções de Workflow ou ferramentas que automatizam rotinas manuais podem demandar um investimento inicial, mas que normalmente se pagam rapidamente. Por isso, é preciso sempre realizar um cálculo de retorno sobre o investimento (ROI) para comprovar o quanto estas soluções podem beneficiar a empresa no fim de um determinado período.

2 Garantir mais qualidade nas entregas, com menor custo operacional

Assim como as equipes devem otimizar sua produtividade, elas devem garantir mais qualidade nas suas entregas, e novamente, sem onerar o orçamento da TI.

As entregas por mais qualidade são muito importantes pois elas impactam diretamente outras áreas de negócio. Uma falha na segurança da TI pode comprometer todo o ambiente e colocar em risco informações confidencias sobre o negócio. Da mesma forma, uma falha no desenvolvimento de uma customização no ERP pode gerar um risco de parada em produção, ocasionando transtorno e prejuízos para a empresa.

O grande desafio dos CIOs neste quesito está em encontrar maneiras de garantir a qualidade de forma automatizada, sem necessidade de mais trabalho operacional e reduzindo assim os riscos para a organização.

3 Encontrar ou desenvolver soluções que auxiliem as estratégias de negócio

Todas as empresas buscam maneiras de se diferenciarem no mercado para serem mais competitivas. Hoje, a tecnologia abre muitas portas para as organizações encontrarem formas de serem mais produtivas e praticarem preços mais competitivos.

Da mesma forma, ao investir em inovação, elas podem desenvolver novos produtos e serviços, se tornando uma referência no segmento.

A inovação por sinal, tem se tornado um dos maiores desafios para os CIOs, que juntamente com suas equipes devem encontrar novas maneiras de criarem novas ofertas ou serem mais produtivas. É através da inovação da TI que muitas organizações conseguem se destacar perante a concorrência, deixando a crise de lado e explorando um novo mercado.

Considerações finais

Mais produtividade, mais qualidade, mais inovação e menos investimento. Parece assustador, mas este é um cenário comum na grande maioria das empresas brasileiras para 2017.

Por outro lado, a evolução da tecnologia tem proporcionado uma série de inovações para o próprio setor de TI, tornando a equipe mais produtiva e garantindo mais qualidade nas entregas. Dessa forma, com estratégia e comprometimento você CIO terá totais condições de superar os desafios que tem pela frente, para começar o próximo ano muito mais forte e pronto para um grande crescimento.

Gostaria de saber como garantir mais qualidade e produtividade da sua equipe SAP? Conheça a QAMetrik, uma solução capaz de reduzir em até 20% os custos com customização ABAP.

chamada_conheca-qametrik


Voltar