Como aumentar em 15% o desempenho da equipe de desenvolvedores SAP

Aumentar a produtividade dos colaboradores é sempre um grande desafio em todos os setores de uma empresa, e não é diferente quando se trata da área de TI.

Sabemos que organizações que utilizam o ERP SAP precisam de customizações frequentes no software, que exigem tempo da equipe de desenvolvimento e possivelmente a contratação de terceiros para atender as suas necessidades.

Essas customizações após entregues, precisam da avaliação de algum especialista para garantir que a request seja entregue com a qualidade exigida, caso algum problema seja identificado, é necessário retornar o projeto aos desenvolvedores para os solucionarem.

Mesmo com um profissional fazendo o controle de qualidade de todas as requests, o número de linhas a serem verificadas costuma ser sempre alto, tornando morosa a avaliação de 100% do código. Este processo não garante que todos os problemas serão identificados, podendo gerar uma parada do sistema quando já estiver em produção e retrabalho para a equipe de desenvolvimento.

Como aumentar o desempenho da equipe de desenvolvimento?

Sabemos que uma grande parte do tempo da equipe de desenvolvedores SAP é dedicado ao controle de qualidade do código escrito, e ao retrabalho em corrigir o que já havia sido desenvolvido.

Reduzir esse tempo é algo complexo, pois trata-se se uma condição muito particular de cada profissional. Porém, é possível reduzir o tempo que eles gastam ao fazer o controle de qualidade.

Como automatizar o controle de qualidade?

Seja o Quality Assurance, analista funcional ou um desenvolvedor dedicado a realizar a avaliação do código de todas as requests. Este processo de controlar tem um alto custo para a empresa, é praticamente impossível garantir a qualidade de 100% do código.

Para isto, existem ferramentas que automatizam o controle de qualidade do código ABAP, como a QAMetrik, que fazem uma avaliação instantânea de 100% do código escrito e entrega um relatório para a equipe apontando todos os problemas no desenvolvimento.

Este controle de qualidade também reduz o tempo de retrabalho, pois os erros serão apontados rapidamente com algumas sugestões de correção já indicadas pela própria ferramenta, seguindo como base as melhores práticas de governança sugeridas pela SAP.

Como a QAMetrik aumenta em 15% o desempenho dos desenvolvedores?

Ao fazer uma análise da equipe de desenvolvedores de seus clientes antes e depois de implantar a solução da QAMetrik, foi identificado que o volume de problemas sobre a quantidade de código escrito reduziu em média 15%.

Esta redução na quantidade de problemas também faz com que mais requests sejam liberadas em menos tempo e com menos problemas, diminuindo o ciclo de gestão das solicitações e aumentando a satisfação dos usuários.

Benefícios

Outros benefícios alcançados ao se utilizar uma solução de controle de qualidade automatizada são:

Melhor aproveitamento do tempo dos analistas ou responsáveis pela qualidade do código

Dependendo o volume de requests solicitadas, pode ser necessário a dedicação quase que exclusiva de um profissional somente para fazer o controle de qualidade do código ABAP, já que alguns problemas podem comprometer o funcionamento da solução depois que estiver em produção.

Estes profissionais costumam ter um alto custo para a equipe, além de se desmotivarem facilmente com este trabalho, pois sabem que poderiam render muito mais em tarefas mais desafiadoras.

Ao automatizar o processo de controle de qualidade, estes profissionais poderão dedicar seu tempo a tarefas mais estratégicas, seja no desenvolvimento ou no apoio as áreas de negócio.

Elevação do nível técnico da equipe

Uma solução como a QAMetrik leva em consideração para realizar seu controle de qualidade as recomendações da própria SAP, de acordo com os seus padrões de governança mais indicados.

Isto faz com que mesmo programadores mais inexperientes tenham seu desenvolvimento avaliado e corrigido dentro destes padrões, e a solução garante que eles apliquem as melhores práticas no seu código desenvolvido.

Considerações finais

Dedicar profissionais altamente capacitados para tarefas muito operacionais e monótonas, como fazer o controle de qualidade do código ABAP, compromete o desempenho da equipe, da margem a erros e gera desmotivação do colaborador, pois ele acaba sendo responsável por apontar os erros dos próprios colegas.

Ao automatizar este processo com uma ferramenta como a QAMetrik, os gestores conseguem uma série de benefícios com uma única solução, como aumento da produtividade, redução de custos e elevação da motivação da sua equipe.

E você, como faz o controle de qualidade do seu código ABAP? Fale com a QAMetrik e saiba como automatizar este processo!

Aproveite para baixar nosso INFOGRÁFICO GRATUITO sobre como garantir uma customização ABAP com sucesso em 10 passos!

infografico-10-passos


Voltar