Como gerenciar seu Custom Code ABAP

Governança de TI

 

A gerência de desenvolvimentos customizados é um grande desafio para qualquer desenvolvedor, e não é diferente para os profissionais que trabalham com SAP ABAP. Um desenvolvimento customizado envolve diversos elementos e a capacidade de gerenciá-los através de uma ferramenta única é um diferencial de produtividade, organização e eficiência, tornando as tarefas mais simples e rápidas.

Embora o desenvolvimento de código customizado seja uma das formas mais eficientes de se estender as funcionalidades básicas dos sistemas SAP padrão, é sabido que o custo total da posse (Total Cost of Ownership – TCO) é diretamente afetado pela quantidade de código produzido. Por esse motivo, ganha grande relevância a utilização de ferramenta unificada que faça o gerenciamento completo do código.

 

Custom Code Lifecycle Management (CCLM)

O código customizado desenvolvido, do momento que é concebido até sua obsolescência, deve ser constantemente gerenciado, para que se possa acompanhar de perto quais objetos são utilizados, quais não mais são necessários e, muito importante, como as mudanças em um objeto afetam o sistema como um todo.

Quando da reutilização de objetos customizados, mudanças decorrentes da necessidade de alteração em um programa podem comprometer o funcionamento e a adequação do objeto em outros contextos. Por esse motivo, a utilização e o impacto da mudança de cada objeto deve ser gerenciado com cuidado e maestria. Dificilmente um desenvolvedor conseguirá realizar essa tarefa sem o uso de uma ferramenta para tanto, por mais que seja organizado.

 

Reaproveitamento de código

Um dos grandes problemas do desenvolvimento de código é o reaproveitamento inadequado de código. Quando o código é clonado, por exemplo, futuras manutenções em um ponto do sistema não terão o mesmo reflexo naqueles que “copiou e colou” o código original. Contar com uma adequada solução de gerenciamento de código customizado pode evitar e eliminar esse tipo de situação, fazendo com que as manutenções ocorram de forma suave e tranquila. E aliada aos recursos de avaliação de impacto de mudanças e mapeamento da utilização de cada objeto, a capacidade de gerenciar o código customizado reaproveitado pode assegurar um controle preciso e que assegure uma boa gestão de ciclo de vida do software.

 

Os benefícios

A adoção de uma ferramenta única de gerenciamento de código traz consigo diversos benefícios, dentre os quais pode-se destacar a transparência em relação ao código produzido e a capacidade de facilmente aposentar o código que, por algum motivo, deixe de ser utilizado por completo. Além disso, quando utilizada de forma correta, a ferramenta pode contribuir (e muito) no processo de transição entre a utilização de código customizado e a utilização da solução possível, permitindo identificar com mais facilidade quando isso se torna viável. E os ganhos já surgem logo nas fases iniciais de adoção da ferramenta.

 

Gerenciamento da qualidade

A qualidade do software produzido é um dos aspectos que mais motiva a utilização das ferramentas de gerenciamento de código, uma vez que facilita a adoção de padrões e provoca uma melhora significativa nos resultados produzidos. E o ideal é a utilização de uma ferramenta que atue justamente nesses pontos, através de inspeções automatizadas, a geração de indicadores de desempenho e integração com BI/BW.

 

QAMetrik é a única ferramenta que gerencia toda sua base de código customizado no SAP, oferecendo os principais recursos de CCLM e unificação e automatização de inspeção de código fonte. Conheça a solução e saiba como ela pode revolucionar o gerenciamento de seu código SAP ABAP.

 

 

Especialista


Voltar