Como a gestão da qualidade pode aumentar seu lucro

Gestores ou responsáveis por compras que não vem de uma formação específica em TI, muitas vezes tem dificuldades em entender algumas necessidades de investimento. A gestão da qualidade por exemplo, é um termo muito utilizado em algumas áreas, mas seu impacto sobre o resultado do negócio é muito difícil de ser avaliado.

Na verdade, existem uma série de metodologias e normas de qualidade para diversos segmentos, mas nenhuma delas é capaz de garantir um número exato no resultado da empresa caso seja implantada.

Esta dificuldade é aceitável devido ao fato de cada empresa ter suas particularidades. De acordo com algumas características sobre do negócio, seus processos e a forma como cada metodologia é implantada, os resultados podem ser os mais variados.

Mas será que vale mesmo a pena investir em gestão da qualidade? Neste artigo, vamos ajudar a mensurar o quanto a qualidade pode aumentar o lucro da empresa. Vale reforçar, que estaremos focando na implantação da gestão da qualidade em uma área de TI, porém, o conceito pode ser replicado para outros departamentos.

Como mensurar o lucro com a gestão da qualidade?

O primeiro passo para se estimar o quanto a gestão da qualidade pode afetar o lucro da empresa, é conhecer o processo atual. Para facilitar o entendimento, vamos focar apenas na etapa de desenvolvimento de software. Sendo assim, é preciso responder algumas perguntas, como:

  • Como são realizadas as principais rotinas de desenvolvimento?
  • Quanto tempo leva cada processo?
  • Qual a média de erros encontrados na fase de teste?
  • Qual o volume de erros detectados no ambiente de produção?
  • Qual o tempo gasto para correção de problemas, tanto na fase de teste quanto erros em produção;?
  • Existe alguma etapa de QA (Quality Assurance)? Quantos profissionais estão envolvidos nesta etapa?

As perguntas sobre processos são importantes para se entender as fases de cada atividade. Porém, são as perguntas quantitativas que permitirão aos gestores estimarem os ganhos reais em números, descobrindo assim o quanto a gestão da qualidade pode ajudar a melhorar o lucro do negócio.

Dados importantes que ajudam no cálculo do resultado

Mas porque as perguntas anteriores são tão importantes? Porque através de dados como quantidade de erros, tempo gasto com correção, e tempo total de cada processo, podemos estimar o quanto será possível reduzir ao se aplicar alguma metodologia ou ferramenta de gestão da qualidade.

Volto a reforçar que nenhuma metodologia é capaz de estimar dados exatos, mas algumas bibliografias já podem nos ajudar a ter uma boa noção sobre o impacto da gestão da qualidade sobre cada área do negócio.

No nosso último artigo, Como convencer seu chefe de que qualidade de software é investimento, já apresentamos alguns dados importantes, como:

  • Refazer defeitos de requisitos, desenho e código consome 40% a 50% do custo total dos projetos.
  • Captar um requisito correto é 50 a 200 vezes mais barato que corrigí-lo, tanto durante a implementação quanto em operação.
  • Cada hora gasta em prevenção de defeitos no software representa de 3 a 10 horas a menos de correção.

McConnell Jones ainda nos traz a informação de que fazer um desenho correto é 10 vezes mais barato que o corrigir durante os testes de aceitação.

Dados como esses já nos permitem fazer algumas contas, certo? Por exemplo, se nossa equipe detecta muitos erros na fase de testes, nosso processo de gestão da qualidade deverá ser focado no desenho correto da solução, que segundo a estimativa, pode reduzir em 10 vezes o custo nesta fase. Sendo assim, podemos multiplicar as horas gastas atualmente na fase de testes pelo valor/hora médio da equipe.

Este tipo de conta pode se repetir para as outras fases. Utilizando estes dados apresentados ou outras referências que possam ser encontradas.

Impactos indiretos no lucro

Se com os processos que conseguimos medir já não é tão simples calcular o impacto no lucro, imagina com aqueles ganhos indiretos. Porém, apesar de serem indiretos ,não deixam de ser importantes para o resultado do negócio.

Quando uma empresa aplica uma norma, metodologia ou uma fermenta de gestão da qualidade, o impacto é sentido diretamente em todas as áreas do negócio.

Colaboradores que trabalham em uma empresa com processos bem definidos são mais motivados. Motivação resulta em mais produtividade e menos troca de funcionários.

Não podemos esquecer dos riscos ao negócio que são altamente minimizados. A gestão da qualidade é capaz de evitar uma série de problemas que possam afetar a operação e a gestão da empresa, como por exemplo, uma falha no código de um software que pode causar um erro no cálculo de faturamento.

Sim! A gestão da qualidade aumenta o lucro da empresa

Novamente, o impacto da gestão da qualidade é bastante variável para cada tipo de negócio. O fato é que sim, este é um investimento que com certeza irá trazer bons resultados.

Porém, para garantir um real aumento no lucro, qualquer processo ou ferramenta de gestão da qualidade deve ser implantada da forma correta, com o comprometimento dos gestores e da equipe, focando sempre na melhoria dos processos e do resultado final.

Sua empresa possui uma equipe de desenvolvimento ABAP? Saiba com a gestão da qualidade pode afetar diretamente os resultados do seu negócio! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Chamada-especialista


Voltar