Como manter os profissionais de garantia de qualidade em desenvolvimento de software SAP ABAP motivados e produtivos!

Os processos de garantia de qualidade em desenvolvimento de software SAP ABAP, embora de grande importância e com o potencial de evitar verdadeiros desastres, apresenta sérios desafios para as fábricas de software na atualidade. Os perfis profissionais necessários para a consecução das atividades envolvidas, além de raros, são, infelizmente difíceis de se manter.

De fato, os níveis de insatisfação dos profissionais atuando na área, quando não dispõem das ferramentas e técnicas adequadas, são altíssimos, dada a natureza repetitiva e quase tediosa das tarefas a serem desempenhadas. Isso faz com que a rotatividade desse tipo de profissional se eleve, o que é algo indesejável às organizações. Além de ser difícil recrutar esse perfil profissional, os treinamentos envolvidos são custosos às empresas, pois muitas vezes lidam não só com as tecnologias em uso, mas também com as regras de negócio dos sistemas desenvolvidos.

É preciso, portanto, buscar as melhores técnicas e ferramentas para permitir que não somente esses profissionais desempenhem bem os seus papéis, mas também possam se sentir produtivos e satisfeitos com seu trabalho.

Automação como aliada

Buscando evitar os problemas associados à execução manual de tarefas repetitivas, a automação de atividades como testes, inspeção de código fonte, avaliação de desempenho, feedback e integração com BI/BW, é grande aliada dos gestores de QA (Quality Assurance) de software com código customizado. Além de reduzir a probabilidade de erros nas tarefas, a automação oferece um incremento de produtividade, fazendo com que o mesmo número de profissionais possa entregar mais e, principalmente, com mais qualidade. E nos processos de garantia de qualidade, mais é melhor: quanto mais avaliações forem realizadas, melhor o resultado final em termos de qualidade das entregas.

Outro aspecto importante da automação é que, ao aumentar a produtividade da equipe, ela paralelamente reduz custos, afinal, mais avaliações estão sendo realizados sem que sejam necessárias mais pessoas para tanto!

Qualidade nas entregas

Empregar uma ferramenta adequada à linguagem e ao ambiente de desenvolvimento utilizado pode resultar em redução no tempo de avaliação e liberação do código produzido, com redução do retrabalho necessário. Esse é um ponto chave para qualquer processo de garantia da qualidade.

Além desses benefícios, a utilização de uma ferramenta adequada permite que os resultados das verificações sejam armazenados, facilitando um posterior processo de auditoria.

QAMetrik no desenvolvimento SAP ABAP

Os desenvolvedores ABAP contam com o QAMetrik como um conjunto de soluções para análise do código desenvolvido. Além de possibilitar a unificação e a automatização de tarefas relacionadas à garantia de qualidade no desenvolvimento, o QAMetrik apoia o gestor na socialização do conhecimento, proporcionando significativa redução nos custos de operação. De fato, o retorno do investimento (ROI) da solução  já começa a ser percebido dentro de um mês de uso da ferramenta.

Além dos resultados verificados na qualidade das entregas, o QAMetrik resulta em melhor desempenho das equipes envolvidos nos processos de QA de desenvolvimento de software, fazendo com que elas desfrutem de maior satisfação no desempenho de suas funções. Esse é um dos principais retornos proporcionados pelo uso do QAMetrik, pois proporciona a retenção de profissionais importantíssimos na qualidade final das fábricas de software ABAP.

 

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!

 

 

Especialista


Voltar