Como melhorar o desempenho do seu SAP e ainda salvar o orçamento da TI

Neste artigo vamos abordar dois dos pilares mais importantes na gestão de TI de uma organização: Custos e Desempenho. Em especial para aquelas empresas que utilizam SAP.

Muitas empresas acreditam que para se ter bom desempenho no ambiente SAP é necessário ampliar os investimentos em recursos computacionais. Em contrapartida, quando é preciso reduzir o orçamento, indiretamente se comprometerá a performance desse ambiente, afetando a qualidade dos projetos de software.

A realidade é que a qualidade dos desenvolvimentos SAP não está necessariamente relacionada ao valor investido nestes projetos. O fato é que o investimento em uma equipe maior amplia a velocidade em que os projetos são entregues, mas não garante a qualidade do código ou evita erros nesse desenvolvimento.

Garantia de Qualidade nos processos

Equipes que trabalham com processos bem definidos e um rigoroso controle de qualidade sobre cada etapa de desenvolvimento das requests, conseguem otimizar sua mão de obra e garantir uma entrega com mais qualificada, podendo trabalhar com um orçamento mais enxuto, reduzindo retrabalho e minimizando os riscos de uma parada em produção.

Segundo as estimativas da engenharia de software, para corrigir um problema em produção, há um custo entre 40 e 100 vezes o valor do investimento inicial para o projeto.

Este número que parece assustador, mas se pararmos para analisar todo o transtorno, a quantidade de pessoas envolvidas, o tempo para análise e correção é um número totalmente factível.

Uma parada no ambiente de produção afeta diretamente os usuários envolvidos na operação, será necessário o envolvimento da equipe da equipe de suporte, do analista funcional e dos programadores. Serão necessários mais testes do software no ambiente de desenvolvimento e por fim mais testes da área de produção até uma nova liberação da request com o problema corrigido. Sem mencionar os riscos e danos causados por esta parada. Imagine os prejuízos que uma falha em um processo de emissão de nota fiscal pode causar caso esta operação fique inativa por algumas horas.

Sempre que uma parada em produção acontece, todo o orçamento da TI fica comprometido, os analistas e programadores deixam de atender novas demandas para solucionar problemas de desenvolvimento que já foram realizados e outros projetos tendem a ser entregues fora do prazo.

Como o controle de qualidade afeta o desempenho?

Ok, paradas no software comprometem o negócio e o orçamento da TI, mas quando os processos continuam funcionando normalmente?

Um dos grandes problemas no desenvolvimento de um software, inclusive nas customizações do código ABAP, é que alguns erros de programação podem não causar uma parada da solução, mas comprometem o desempenho do ERP.

Um select dentro de um loop ou um loop encadeado por exemplo, pode fazer com que um processo que seria instantâneo leve minutos para ser finalizado, e caso este erro passe despercebido por não haver um controle rigoroso de qualidade, os maiores afetados serão os próprios usuários no ambiente de produção.

Se o processo for executado várias vezes ao dia, é só multiplicar o tempo que estes usuários poderiam ter economizado e utilizado em outras atividades, para ter uma noção clara de quanto o desempenho do software afeta a produtividade da empresa como um todo.

Aprimorando o controle de qualidade das customizações SAP

Certo, já vimos que através de um rigoroso controle de qualidade no desenvolvimento e liberação das requests é possível otimizar o orçamento da TI, minimizar os riscos de problemas e garantir um melhor desempenho nos processos do SAP. Mas como realizar este controle de qualidade de forma eficaz sem onerar os custos da equipe?

O primeiro grande passo é revisar todos os processos da customização ABAP, desde a solicitação da request até a entrega em produção. Para facilitar este trabalho, nós disponibilizamos em nosso blog um Infográfico Gratuito com 10 passos para uma customização ABAP com sucesso.

Baixar Infográfico: 10 passos para uma customização ABAP com sucesso.

Este infográfico demonstra os passos para que um projeto de customização do código ABAP passe por todas as etapas de testes e verificação necessárias, minimizando os riscos que esses problemas poderão causar se passarem despercebidos.

Porém, quando todas estas etapas são realizadas de forma manual, principalmente na verificação do código, se torna quase impossível para o analista funcional ou o responsável pelo Quality Assurance conferir e assegurar 100% da qualidade do desenvolvimento. Este trabalho além de consumir um tempo precioso de um profissional altamente qualificado, ainda possibilita que problemas sejam liberados sem a ciência dos envolvidos, pois a alta demanda normalmente não permite uma conferência detalhada de todas as entregas.

Automatizando o Quality Assurance

A melhor solução para garantir a conferência de 100% do código ABAP e não onerar o tempo de um profissional para uma tarefa “braçal” é a automação deste processo através de uma ferramenta de controle de qualidade como o QAMetrik.

O QAMetrik é um software que roda em paralelo ao desenvolvimento SAP e confere 100% do código, apontando problemas e sugerindo as soluções de correção de forma imediata.

Com o QAMetrik, todo o processo de análise do código é automatizado, o responsável pelo Quality Assurance tem a tarefa de analisar e cobrar as correções. Seu tempo agora poderá ser otimizado para outras tarefas estratégicas e nenhum problema passará despercebido, pois a solução orienta os desenvolvimentos para as melhores práticas de governança sugeridas pela própria SAP.

Ao automatizar o controle de qualidade do código ABAP, uma equipe de TI consegue salvar parte do seu orçamento ao reduzir as tarefas “braçais” realizadas por profissionais altamente qualificados, e também ao minimizar o risco de paradas, evitando que sua equipe passe parte do tempo com retrabalhos e correções.

O desempenho da solução também tende a ser otimizado, já que todas as requests passam a ser verificadas e entregues de acordo com as recomendações da própria SAP.

Quer saber mais sobre como automatizar o controle de qualidade do seu código ABAP? Fale agora mesmo com a QAMetrik!

chamada_conheca-qametrik


Voltar