Customização ABAP??? Como reduzir em até 20% seu custo com customização ABAP

customização ABAP??? Como reduzir em até 20% seu custo com customização ABAP.

Um dos maiores desafios de todo CIO é otimizar ao máximo seus recursos de TI para adequar o setor com a realidade da empresa, e utilizar o orçamento disponível para mais investimentos com menor custo de operação.

Sabe-se que empresas que utilizam ERP SAP desenvolvem com frequência customizações no código ABAP para atender as demandas dos usuários, e essa customização onera as horas de trabalho da equipe, fazendo com que os custos operacionais da TI se mantenham sempre elevados.

Uma das maneiras de gestores de TI alcançarem seu objetivo de reduzir seus custos operacionais é encontrar uma forma de reduzir os custos na customização do código ABAP, mas é claro, sem comprometer o desempenho da equipe nem deixar de atender com satisfação seus clientes e usuários. Mas como isso é possível?

A automação do processo de controle de qualidade do código ABAP através de uma solução como o QAMetrik consegue uma redução de até 20% no tempo de customização SAP, reduzindo significativamente a margem de erros e garantindo uma entrega com mais qualidade. Mas como uma solução como esta consegue este aumento na produtividade? Descubra:

Otimização do processo e padronização

O QAMetrik é uma solução que analisa 100% do código ABAP e fica instalada diretamente no ambiente de desenvolvimento do cliente. Desta forma, o desenvolvedor pode analisar a qualidade do código a qualquer momento, seguindo os padrões recomendados pela própria SAP.

Todas as requests são analisadas pelo analista funcional através do QAMetrik, dessa forma ele tem uma garantia de que uma customização com erros não seja liberada em produção para os usuários, evitando problemas ainda maiores.

Melhora na produtividade dos desenvolvedores

Ao identificar qualquer tipo de erro no ambiente de desenvolvimento, a equipe é capaz de realizar as correções a tempo antes de liberar as requests, o QAMetrik indica as falhas no código e direciona o programador ABAP para a solução de cada problema, acelerando assim o processo de correção.

Através de um dashboard disponível na solução, os gestores também conseguem acompanhar o desempenho da equipe, definindo métricas e metas de desenvolvimento. Podendo acompanhar a evolução do seu time sem tendências.

Redução do retrabalho

Este controle de qualidade automatizado ajuda a identificar todas as falhas a qualquer momento, permitindo que todos os erros sejam identificados e corrigidos a tempo, evitando retrabalhos.

O retrabalho é um dos maiores vilões da produtividade. Ao liberar um código com falhas, são gastas diversas horas para identificar o problema e encontrar uma solução, já que um erro pode ser a origem de diversas outras falhas.

Caso este erro passe também despercebido pelo analista funcional e o código seja liberado em produção, esta falha pode afetar não só a equipe de TI, mas diversos usuários que dependem de um determinado recurso.

Considerações finais

Sabemos que uma equipe SAP especializada tem um alto impacto no orçamento da TI, seja ela interna ou terceirizada. Por isso, encontrar soluções para automação do processo de controle de qualidade do código ABAP é uma excelente opção para CIOs e gestores conseguirem atingir pelo menos 3 grandes objetivos na gestão do seu ambiente:

1 Redução de custos operacionais

Através de uma análise automatizada de 100% do código, identificando os erros e orientando a equipe para a melhor solução.

2 Atende as normas de governança de TI

O QAMetrik orienta o desenvolvimento se baseando nas melhores práticas de governança de TI seguidas pela própria SAP.

3 Garante a qualidade

Redução significativa no número de entregas com erros, garantindo a satisfação de clientes e usuários.

Quer saber mais sobre customização ABAP? Baixe nosso infográfico gratuito com os 10 passo para garantir uma customização de sucesso!

chamada-infografico

Agenda especialista


Voltar