Confira 5 dicas para uma implementação de BI bem sucedida

O Business Intelligence (BI) permanece como destaque no universo empresarial. As empresas são ávidas por informações e obtê-las de forma confiável não é um processo trivial, porém, muitas vezes, chega a ser um verdadeiro desafio.

Um projeto de BI, assim como outros projetos, requer um excelente planejamento, aplicação de metodologias baseadas em melhores práticas, pessoas e tecnologias. Mas, por que existem casos de insucesso? O que fazer para obter sucesso em uma implementação de BI? Conheça, agora, cinco dicas de implementação de BI bem sucedida, que farão a diferença para sua empresa. Vamos lá?

1. Conheça as opções em relação às soluções de BI

Antes de tudo é importante conhecer as suas opções em relação às soluções de BI de forma que possibilite uma tomada de decisão segura. Saber qual sua maior preocupação: se é com o tempo ou custo da solução é bastante relevante. E aprender com as experiências de terceiros facilita o processo de implementação, uma vez que o custo com ferramenta de BI é superior ao valor da compra, pois devem ser considerados outros elementos a exemplo do tempo de pesquisa. A empresa precisa saber o que deseja obter com o projeto de BI e o quanto está disposta a investir. Então, vamos às cinco dicas:

2. Invista em governança

Quando a governança de dados é feita corretamente é possível fortalecer uma cultura de análise atendendo às necessidades dos negócios. Aumenta a confiabilidade das pessoas, na organização, quanto à análise dos dados, quando existem fontes de dados centralizadas, bem organizadas e ágeis, com o suporte de especialistas em segurança e desempenho das tecnologias utilizadas.

3. Construa uma cultura organizacional orientada a dados

É notório que os dados estão mudando a forma das pessoas interagirem, seja em reuniões ou nas mídias. Para responder perguntas precisas é necessário ter em mãos dados fidedignos, assim como acontece na pesquisa de informações úteis. O movimento atual das pessoas é compartilhar histórias com profissionais de diversas áreas e recorrer aos seus dados para expor opiniões profissionais e pessoais, com uma visão crítica torna-se cada vez mais importante. É preciso que as organizações incentivem seus profissionais a se especializarem na análise de dados buscando a informação certa no lugar certo. O time do projeto precisa ter uma experiência larga em relação à análise de dados e das tecnologias envolvidas.

4. Certifique-se sobre a qualidade de seus dados

Um grande problema que pode ser observado nos cases de implementação é quando os dados não estão limpos. É crucial limpar os seus dados antes de implementar um projeto de BI. Se preocupar com a qualidade dos dados é fator crítico de sucesso, uma vez que implica diretamente no nível de confiança dos dados que serão utilizados para a tomada de decisão.

5. Comece pequeno o crescimento deve ser gradativo

É recomendável que algumas metas sejam focadas no início. Assim, adicionando outros objetivos ao avançar na implantação da sua solução. Ou seja, você pode concentrar a sua integração de BI sobre os objetivos de um ou dois negócios no início da implementação. Desta forma, provocará uma rapidez na integração permitindo que a equipe de integração possa concentrar seus esforços nestes negócios priorizados. Ao invés de ficarem sobrecarregados com a obtenção de resultados para diversos objetivos de negócios. Posteriormente, após completitude das primeiras integrações, outras metas podem ser adicionadas.

Muitas tecnologias estão surgindo para oferecer um atendimento adequado ao BI. Preocupações com segurança, agilidade, armazenamento, análises visuais, dentre outros, tornam-se verdadeiros condutores nesse desafio de mostrar rapidamente informações corretas para pessoas, cada vez mais, exigentes com os resultados. Com isso, os especialistas de mercados estão investindo fortemente na área de integração de dados.

Quer saber mais? Trocar ideias sobre este tema? Fale conosco ou deixe os seus comentários aqui.

 


Voltar