Cuidados fundamentais na implantação SAP para não comprometer o desempenho

Toda implantação de ERP requer uma série de cuidados para garantir que a solução funcione da melhor maneira possível. Mas quando falamos de SAP, a complexidade e o nível de detalhes desta solução requer ainda mais atenção em todas as etapas.

É comum durante uma implantação SAP a empresa contratante identificar uma série de customizações necessárias para que o ERP se adeque aos processos do negócio. Neste momento começam a ser solicitadas e desenvolvidas as primeiras requests.

Para garantir o correto funcionamento da solução, é fundamental que tanto o ERP quanto suas customizações sejam implantados seguindo alguns preceitos essenciais para atender a todos os requisitos de funcionalidades e desempenho esperados. Vamos ver quais são eles:

Montagem do processo de desenvolvimento

O primeiro passo é a criação do processo de desenvolvimento. Este processo irá definir todos os passos desde a solicitação de uma request até a liberação em produção. Cada etapa deve conter os responsáveis, prazos e como deverá ser entregue cada solicitação.

No infográfico “10 passos para uma customização ABAP com sucesso” você poderá conhecer melhor como funciona a montagem deste processo de desenvolvimento.

Definição de pontos de controle

Para um ambiente SAP é fundamental que durante os processos de implantação ou desenvolvimento das customizações sejam definidos pontos específicos de controle da qualidade. Esta análise garantirá a identificação de falhas rapidamente, a ponto de corrigir sem necessidade de retrabalho, o que onera o orçamento do projeto e pode gerar atrasos nas entregas.

A definição dos pontos de controle requer que os gestores definam os momentos em que serão avaliados os processos, códigos desenvolvidos e responsáveis por cada tarefa.

Processo de qualidade e liberação de requests

Para a liberação das requests, seja durante a implantação ou posteriormente, é preciso ter claro como se dará o controle e análise dessa solicitação. Devem ser definidas quais são as etapas de testes, se a análise do código será realizada de forma automatizada ou manualmente, seja por um analista funcional ou um Quality Assurance. Deve-se definir também qual o usuário chave da área será responsável por validar a soluçãso antes de ir para produção.

Governança de TI, abrangendo Desenvolvimento, SAP (ASAP) e Hardware

Uma das maneiras mais seguras de garantir a qualidade de uma implantação SAP é assegurar-se que ela está seguindo as normas e recomendações das melhores práticas de Governança de TI, como ITIL, Cobit e as próprias práticas sugeridas pela SAP, como você pode conferir nos nossos materiais gratuitos, SAP Best Practices e Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP.

É preciso estar atento que um projeto de implantação de ERP requer uma análise detalhada de todo o ambiente de TI, envolvendo requisitos de segurança, padrões de desenvolvimento e até mesmo o hardware utilizado para o funcionamento da solução.

Treinamento técnico das equipes de desenvolvimento e funcional

Assim que a implantação é realizada, normalmente por uma consultoria, é preciso assegurar-se que as equipes internas estejam aptas a garantir a qualidade tanto do suporte quanto das customizações futuras. Por isso, é preciso oferecer um treinamento adequado e que siga os padrões de governança recomendados pela própria SAP.

Definir padrão de desenvolvimento desde o início

Esta é uma prática fundamental e que facilita todo o processo de implantação e desenvolvimento das customizações. Ao se definir um padrão de desenvolvimento desde o início do projeto, com nomenclaturas gerais e boas práticas, evita-se uma série de falhas de comunicação, facilita troca ou inclusão de novos integrantes em uma equipe e tem-se maior segurança em relação a qualidade de toda a solução.

Documentação SOLMAN

Seguindo o padrão do desenvolvimento, é preciso garantir que toda a documentação referente a implantação do SAP e suas customizações seja desenvolvida de acordo com o padrão recomentado pela SAP, e armazenadas em um sistema que as gerencie de forma segura e eficiente, como o SOLMAN.

Essa documentação padronizada é inclusive cobrada pelas auditorias. Ela facilita a definição dos padrões de desenvolvimento, o treinamento da equipe e a continuidade do projeto.

Considerações finais

O SAP é o ERP mais utilizado por grandes empresas de todo o mundo, e sem dúvida oferece uma série de benefícios para essas empresas que terão uma gestão mais eficaz e controlada. Por isso, seguir estes cuidados fundamentais em sua implantação é essencial para garantir que a organização possa usufruir, de fato, de todas as suas vantagens, garantindo desempenho, segurança e mais produtividade para seus usuários.

E você, quer saber mais sobre como garantir a qualidade na implantação do seu SAP? Fale com a QAMetrik e saiba como podemos ajuda-lo!

infografico-10-passos


Voltar