Dicas para certificar-se de que o cronograma do projeto será cumprido

Um bom projeto é aquele elaborado da melhor forma e que consegue seguir todo o cronograma até o fim do trabalho. E para que você consiga executar o cronograma de seu projeto sem problemas, separamos algumas dicas para você avaliar se as etapas à cumprir são viáveis. Vamos lá?

Dicas para garantir que o cronograma do projeto será cumprido

  • Adote uma metodologia

Muitas empresas da área de software escolhem o CMM (Capability Maturity Model), sendo que a opção pela metodologia precisa ser tomada a partir de questões como disponibilidade de mão de obra, exigências de mercado, entre outros fatores. Ou seja, uma metodologia é uma série de regras de como conduzir um projeto com sucesso.

Uma metodologia é um processo que deve ser seguido, para ter o maior controle sobre os recursos que serão usados no projeto. Com o controle do processo, a equipe vai ser mais eficiente já que entregará o trabalho com mais chances de acerto em fatores de custos e prazos. O uso de uma boa metodologia é essencial em qualquer projeto de TI, pois evita práticas desnecessárias.

  • Detalhe as atividades do projeto

Comece o cronograma do projeto definindo o que deve e o que não deve ser feito. O processo possibilita o entendimento dos contornos do projeto de TI ,e dessa forma, traçar uma linha entre o que precisa ser feito e o que não deve. Detalhe cada fase do projeto para ter uma breve ideia de todo o cronograma e, assim, certificar se o projeto será cumprido até seu prazo estipulado. Defina prioriedades para que até a etapa final do projeto, grande parte dele esteja concluído sem maiores problemas.

  • Faça o cronograma com quem fará o trabalho

Nada melhor do que saber se o projeto será cumprido na data definida, contando com a ajuda de quem executará o trabalho, já que é ele quem sabe a estimativa de tempo de cada fase do projeto em questão. Lembre-se que é preciso saber em que momento o projeto começa a atrasar para solucionar os problemas que leva a isso, para não comprometer o prazo final de entrega do projeto.

  • Monitore os riscos

Defina e solucione da melhor forma os riscos que podem impedir o desenvolvimento do projeto em algum momento. O que significa que você deve acompanhar os riscos e as alternativas para enfrentá-los. Lembrando que esta monitoração também tem a preocupação de avaliar alguma chance de ocorrência de um risco real durante o projeto.

  • Formalize o começo e o fim do projeto

O responsável pela equipe que fará o projeto deve informar a todos os envolvidos que o projeto começou e que dessa maneira o cronômetro já está correndo. Assim, fica tudo mais organizado e todos da equipe começam as suas devidas funções, para não atrasar o projeto. Também é importante informar o encerramento do projeto.

Gerenciar um projeto envolve planejamento e o acompanhamento da execução de cada fase. E por isso é importante seguir estas recomendações para certificar-se de que o cronograma do seu projeto será devidamente cumprido com sucesso.

Quer conferir mais dicas? Acesse nosso site www.qametrik.com e confira o que podemos fazer por você!

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar