ERP em nuvem: 4 vantagens para alavancar os resultados da sua empresa

 

As empresas obtêm muitos benefícios ao adotarem um software ERP (Enterprise Resource Planning ou planejamento de recursos da empresa). O sistema, que possui vários módulos, pode ser adotado conforme a necessidade da organização. No entanto, existe também o ERP em nuvem, que ajuda a empresa a obter melhores resultados por ser ainda mais flexível e adaptável. Essa opção é bastante recente, mas já vem sendo adotada por algumas organizações que adotam o sistema ERP. Veja porque vale a pena adotar o ERP em nuvem e como essa solução ajuda a alavancar os resultados do negócio.

ERP em nuvem

O ERP em nuvem possui o mesmo sistema já conhecido com a vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. O único requisito obrigatório é ter acesso à internet.

Por ser tão simples, o ERP em nuvem apresenta uma série de vantagens. Conheça algumas delas.

1.Redução de custos

O software ERP local, ou seja, instalado na empresa, requer uma infraestrutura de hardware e software (ou seja, servidores, sistemas e programas) e isso representa mais custos para a empresa. Neste caso, é necessário contratar alguém para fazer a instalação dos softwares, solucionar problemas técnicos, fazer a manutenção necessária, além de também precisar atualizar os programas e comprar as licenças necessárias.

Já com o ERP em nuvem, a maioria desses gastos não existe mais, porque a infraestrutura fica sob responsabilidade do provedor da hospedagem em nuvem. Além disso, o provedor assegura o funcionamento de todo o sistema e faz as atualizações de forma automática. Ou seja, os custos de hospedagem e também de mão de obra são reduzidos.

2.Segurança

Talvez você imagine que o sistema em nuvem seja menos seguro, mas isso não é verdade. Na prática, essa nova forma de ERP é melhor e garante que os dados estão bem armazenados. Para serem acessados, é necessário inserir uma senha e o provedor também está atento para impedir qualquer tipo de ataque virtual. Outra vantagem nesse sentido é o fornecimento de backups, ou seja, cópias de segurança dos dados.

No ERP local, os ataques de hackers são muito mais fáceis, porque o sistema está mais suscetível. Outro problema está relacionado a algum defeito na máquina ou no servidor da empresa ocasionando a perda de dados.

3.Agilidade

Já vimos que o software ERP em nuvem permite o acesso aos dados de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Isso implica em agilidade, porque diversas pessoas podem trabalhar com o sistema ao mesmo tempo, inclusive estando em diferentes lugares e utilizando diferentes dispositivos.

4.Flexibilidade

Uma vantagem dos ERPs em nuvem é o fato de eles funcionarem de maneira similar aos aplicativos de dispositivos móveis, o que facilita seu manuseio por parte dos colaboradores. Eles também podem ser adaptados conforme as necessidades e demandas da empresa.

Outras mudanças vêm sendo implementadas nos sistemas ERPs, como modelos de mobilidade e colaboração, convergência com ferramentas analíticas e transacionais, entre outros elementos, que permitirão aos gestores ter uma visão mais ampla do negócio. Além disso, com o ERP em nuvem até mesmo as pequenas e médias empresas podem aderir a esse modelo, já que os custos são muito mais baixos do que no modelo tradicional.

Agora, que você já conhece as vantagens do ERP em nuvem, compartilhe a sua experiência ou deixe suas dúvidas e nossos consultores entrarão em contato.

 


Voltar