Erros de programação: como eles aumentam os riscos e custos dos desenvolvimentos

Existe um problema de qualidade no seu ambiente SAP? Você desconhece a situação ou não quer enxerga-la?

Erros no código SAP ABAP, seja pela falta de experiência dos programadores ou pelos problemas de complexidade encontrados, na hora do desenvolvimento das aplicações, é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que lidam com projetos SAP. Isso porque, além de ameaçarem a qualidade do software e prejudicarem os seus resultados, os erros podem comprometer a capacidade da empresa de entregar para os seus clientes as vantagens competitivas tão exigidas por eles.

E devido à relevância deste assunto, a companhia CAST promoveu um estudo com foco na linguagem de programação da SAP e emitiu o relatório CRASH (CAST Research on Application Software Health). O estudo mostra que, quando softwares contêm falhas, o seu baixo desempenho pode afetar drasticamente o desempenho dos negócios. Com base nesta pesquisa, mostraremos como a redução de erros pode diminuir os riscos e custos dos desenvolvimentos SAP, além de aumentar a performance dos negócios. Veja:

Erros: que impactos eles geram para as empresas?

O relatório CRASH examina a qualidade estrutural de aproximadamente 50 milhões de linhas de código de aplicativos personalizados escritos em ABAP. Segundo ele, os softwares analisados com frequência continham falhas significativas, que contribuíam para a redução do desempenho dos negócios das empresas que os adotavam, além de aumentar os riscos de elas terem que arcar com gastos adicionais para a sua manutenção no futuro. Os erros também comprometeram as chances delas ganharem vantagens competitivas no mercado.

A pesquisa também revela que um número impressionante de aplicações já usadas pelas organizações entrevistadas é altamente vulnerável. Elas não só estão expostas diariamente a interrupções e problemas operacionais, como também a degradação do desempenho do aplicativo, o acesso não autorizado ao sistema e o roubo de informações do seu banco de dados. Tudo isso eleva os custos de manutenção do software e reduz o valor que ele gera para os negócios, pondo a empresa em desvantagem competitiva.

Por que eles são gerados, afinal?

Na grande maioria das vezes, os desenvolvedores de software SAP personalizado cometem erros de codificação básicos. É até aceitável que eles sejam cometidos por programadores que estão iniciando a carreira, mas não por profissionais mais experientes. Abaixo, veja alguns motivos que explicam o porquê de os erros serem gerados:

  • Mais da metade de todas as violações de dados foram provocados por erros básicos de engenharia de software, que poderiam ser facilmente resolvidos e detectados;
  • Muitos dos erros detectados no estudo sugerem que eles foram gerados por programadores júnior ou inexperientes na conclusão do projeto;
  • No geral, os programadores respeitam as regras de codificação ABAP apenas em um terço do tempo utilizado no desenvolvimento do software.
  • Em muitas empresas, a qualidade estrutural do software foi sacrificada por causa da velocidade de implantação.

O que os gestores podem fazer para minimizá-los?

O relatório CRASH enfatiza claramente que o número de vantagens proporcionadas pelas soluções SAP pode ser facilmente reduzido devido aos códigos mal escritos pelos desenvolvedores, assim como pela alta velocidade de implantação. Mas é importante ressaltar que os benefícios gerados pelos softwares só podem se concretizar se o código for de qualidade. Caso contrário, as deficiências estruturais podem causar falhas de desempenho e segurança que podem pôr em risco o andamento dos negócios.

Por isso, a análise e medição precisas das aplicações SAP são fundamentais para as empresas alcançarem a qualidade em seus projetos de implementação e entregarem o máximo de valor possível para os seus clientes. Somente através da gestão da qualidade os gestores conseguem diminuir os erros de programação e reduzir os riscos e custos no decorrer dos desenvolvimentos, para que assim a empresa aumente a performance dos seus negócios e melhore sua agilidade competitiva.

E você, o que faz para impedir que erros de programação ABAP comprometam a qualidade dos softwares SAP desenvolvidos na sua empresa? Compartilhe suas dúvidas, opiniões e experiências através dos comentários!

 

SAP Performance Optimization

 


Voltar