Existem benefícios em customizar o ERP de minha empresa?

ERP_Customizado

Há alguns anos, as empresas começaram a perceber que, para crescer ou se manter com sucesso no mercado, é preciso contar com o gerenciamento adequado de dados, recursos e procedimentos. E um dos caminhos mais utilizados é a adoção do ERP (Enterprise Resource Planning), uma solução desenvolvida com o objetivo de organizar e automatizar todos os processos do negócio.

Mas o primeiro e maior dilema enfrentado pelos gestores em relação à implantação deste sistema resume-se à seguinte questão: ele deve se adaptar às necessidades da empresa ou as regras do negócio devem ser redefinidas em torno da solução? A resposta a esta questão depende das necessidades de cada organização, bem como dos recursos financeiros disponíveis.

E visando resolver este problema, muitas empresas decidiram customizar seus softwares para ver os resultados. Com o passar do tempo, concluíram que eles entregaram mais valor do que aqueles vendidos em pacotes fechados, solucionando problemas de adaptação e gerando vantagens competitivas. A seguir, entenda a importância da customização de um ERP e que benefícios ela pode gerar:

Customização: lobo ou cordeiro?

Ao adquirir um ERP customizável, a empresa contará com uma solução tecnológica pré-formatada, ou seja, que permite inúmeras adequações para fazer com que seus recursos e funcionalidades sejam adaptados às necessidades do negócio. Diferentemente do “ERP enlatado”, que já vem pronto para ser utilizado e é bastante limitado, a solução customizável é muito flexível e se encaixa perfeitamente nos processos de trabalho da empresa.

Hoje, já é comum grandes companhias investirem recursos financeiros para customizar seu ERP quase que inteiramente, pois gerará bons diferenciais competitivos. Quanto às pequenas e médias empresas, acredita-se que um sistema enlatado já seja suficiente para atender seus principais objetivos, mas isto não é verdade.

Nestes casos, devido ao porte do negócio, o projeto de customização do ERP é simples e não demanda muito tempo, dependendo do alinhamento das atividades e processos empresariais. Outra razão pelo qual um ERP customizado se encaixa bem em qualquer tipo de organização: é porque ele pode evoluir e mudar junto com ela, para que as demandas do mercado atual sejam supridas.

Os principais benefícios do ERP customizado

Telas alinhadas ao negócio

Num “ERP enlatado”, é grande a possibilidade dos colaboradores encontrar limitações impostas pelo sistema, como a falta de um campo específico para inserção de data ou a necessidade de dois ou mais campos. Isso faz com que eles recorram a planilhas físicas e eletrônicas para poder complementar o trabalho, que gera uma desorganização nos processos. Um software customizado possui telas alinhadas às necessidades do negócio para que pesquisas, consultas e relatórios sejam utilizados de maneira produtiva.

Integração com outros sistemas e aplicações

Outro benefício do ERP customizado é a sua capacidade de se integrar com outros sistemas e aplicações da empresa, sejam elas internas ou de terceiros. Isso faz com que o trâmite de informações seja realizado automaticamente entre os sistemas, reduzindo assim os erros operacionais e elevando a eficiência dos processos.

Sinergia entre o sistema e a rotina empresarial

Quando um cliente realiza um pedido, o ERP customizado identifica automaticamente a disponibilidade do produto no estoque, além de comunicar o setor financeiro para a emissão da nota fiscal e o departamento logístico para a definição do meio de transporte. Isso faz com que a equipe mude seu foco para o core business da empresa, enquanto trabalhos operacionais ficam sob responsabilidade do software.

Rápido Retorno sobre o Investimento (ROI)

O investimento em uma solução customizada pode prover, em pouco tempo, vantagens competitivas que compensam o valor investido. Além disso, os custos com treinamento de colaboradores serão drasticamente reduzidos, pois a solução parametrizada, especialmente para a empresa, se apresentará de maneira próxima aos métodos de trabalho com os quais a equipe já está acostumada, mantendo assim a cultura organizacional.

E você, já conta com um software ERP customizado? Que benefícios ele já gerou para a sua empresa? Fique à vontade para sanar suas dúvidas, comentar suas experiências ou acrescentar algo que ficou faltando, adoraríamos ouvir de você!


Voltar