Gerencie por dashboards o código ABAP customizado

 

O software SAP é desenvolvido utilizando padrões experimentados e testados, além de ser submetido a rigorosos testes para garantir sua qualidade. Para ampliar o seu leque de funções, os clientes podem desenvolver seu próprio software personalizado SAP ABAP. Este é projetado para fornecer funções que não estão incluídas no software básico SAP ou para atender requisitos específicos.

E para criar, ajustar ou registrar seus próprios aplicativos, com grande produtividade e assertividade nas entregas é importante termos informações precisas e usar o Dashboard para monitoramento e gestão das demandas traz um grande diferencial competitivo para a empresa. Ele exibe uma grande quantidade de informações de forma concisa, onde você terá uma visão geral de seus temas por meio de painéis que exibem o status do desempenho de sistemas e aplicativos. A seguir, veja como gerenciar seu código customizado SAP ABAP por meio de Dashboards.

Como funcionam os Dashboards

No geral, sistemas que são projetados para atenderem requisitos específicos são mais complexos. Os desenvolvimentos personalizados elevam os custos operacionais, necessitam de upgrades mais complexos e são mais difíceis de manter e resolver problemas. Por isso, recomenda-se o gerenciamento através de uma ferramenta como a QAMetrik que contém Dashboards, que fornece uma visão abrangente de como os desenvolvimentos personalizados são utilizados em seu sistema. Além disso, você terá total controle sobre o ciclo de vida dos seus softwares, que vai desde a criação até a eliminação além de gamification de seus desenvolvedores e forncedores.

O processo de gestão de código personalizado é o ponto de acesso para todas as funções que você necessita para manter uma visão clara de seus códigos. É possível otimizar a qualidade de seus empreendimentos, bem como a forma em que são afetados por alterações nos objetos SAP ABAP.

Painéis e aplicativos do Dashboard

A QAMetrik oferece diversos painéis e aplicativos para você visualizar o status e o desempenho de seus sistemas. Você pode configurar esses aplicativos de acordo com as suas necessidades, podendo alterar os gráficos ou cores e adicionar o logotipo da empresa. Também é possível criar ou alterar o layout e registrar seus aplicativos no Framework Dashboard.
Geralmente um aplicativo compreende duas partes, sendo elas o app padrão e o app de configuração. O primeiro mostra o desempenho ou disponibilidade de valores em um painel. Já no segundo o usuário pode definir valores limite, filtros e textos, a fim de determinar os valores indicados pelo aplicativo padrão.
Os painéis disponibilizados pelo software e podem ser utilizados para diferentes fins, onde nem todos os aplicativos são exibidos em uma única tela. Cada painel exibe diferentes apps, dependendo da categoria que você atribuiu a eles. Há também o painel personalizado, onde você pode exibir todos os aplicativos independentemente da categoria. A SAP fornece Dashboard para diversas operações, como gerenciamento de testes, gestão de serviços de TI, segurança, operações de processos de negócios, relatórios de experiência do usuário final, operações técnicas, relatórios de gestão, e melhoria contínua.

A interface de usuário

No painel o usuário tem total controle do centro de trabalho. É possível adicionar aplicativos, alterar a ordem dos apps e remover aqueles que você não precisa. Todas as informações relevantes de um app ficam visíveis, não sendo necessário entrar nele para conferir dados importantes.

E você, já adotou o QAMetrik e seus Dashboard para gerir seu código customizado SAP ABAP?

 


Voltar