Governança de TI: não espere a crise para manter os custos sob controle

governança de TI surgiu para ajudar as empresas a gerenciar os processos e custos envolvidos na área de TI. Esta prática tem sido bastante usada pelas corporações, que buscam resultados, melhorias constantes e manter os custos de TI sob controle. A governança em TI é utilizada para aprimorar os processos e consequentemente, gera reduções constantes de custos. Estas práticas de governança e qualidade também podem ser utilizadas nos ambientes de desenvolvimento SAP tanto para reduzir custos quanto para maximizar a confiabilidade do software.

Uma governança de TI eficiente prevê o gerenciamento de custos, que aumenta o grau de confiabilidade e a assertividade no processo decisório. Se implantada de forma integrada, a governança auxilia no gerenciamento eficiente de informações e investimentos em recursos tecnológicos, cria oportunidades de negócio e gera vantagem competitiva, mesmo em tempos de crise econômica. Acompanhe:

Práticas de governança de TI mantêm custos sob controle

Algumas práticas de governança em TI podem promover economia de receitas ou até a geração de resultados econômicos. Isto depende bastante da integração e eficiência da equipe e dos processos. O capital humano, por exemplo, pode ser dimensionado e dividido em equipes sem sobrecarga de trabalho ou sobreposição de atividades, que elimina qualquer tipo de retrabalho e conflito no ambiente de desenvolvimento SAP. Além disto, a redução da incidência de erros operacionais também será peça chave para reduzir os custos de TI da empresa.

As melhorias operacionais são realizadas com base no monitoramento e análise de processos que já existem, mas ainda não são eficientes o bastante. Assim, o gestor de TI consegue dimensionar melhor os custos envolvidos e evitar desperdícios de tempo, capital humano e dinheiro. Uma dica é institucionalizar processos, ou seja, padronizá-los.

A governança também ajuda o gestor a manter os custos de TI sob controle, pois entre suas funções está o alinhamento da área de TI com os objetivos de negócio. Além disto, podemos citar como benefícios a entrega de valor à empresa, redução de custos e maior conformidade com normas regulatórias.

Resultados da governança de TI em ambientes SAP

Ambientes de desenvolvimento de software exigem monitoramento constante e mudanças que visam a melhoria dos processos e do produto final. A governança de TI é parceria fiel de um gestor da área, pois traz dezenas de benefícios para o ambiente SAP, como:

  • Agrega valor ao produto e à empresa fornecedora;
  • Diminui o risco de atrasos e falhas;
  • Agiliza os processos;
  • Reduz os custos;
  • Otimiza processos;
  • Cria uma vantagem competitiva;
  • Facilita o desenvolvimento de um produto adequado às necessidades do usuário.

Em suma, os gestores sabem que o sucesso de uma organização é pautado pela integração e sinergia entre tomadas de decisão assertivas, estratégias de negócio bem delineadas e governança de TI alinhada aos objetivos da empresa. Mas, para alcançar este objetivo é preciso que o gestor tenha o domínio de boas práticas de governança e conheça muito bem o ambiente de desenvolvimento em que faz parte.

Assim, entre outras funções, terá de acompanhar, analisar e melhorar o desempenho dos ativos disponíveis. Será ele, por exemplo, o responsável por encontrar soluções para minimização de paradas e riscos associados, melhoria e simplificação de processos e otimização da mão de obra.

Gostou do conteúdo? Sua empresa já está preparada para manter os custos de TI sob controle? Entre em contato ou deixe o seu comentário aqui!


Voltar