Implementação SAP: 6 fatores que aumentam as chances de sucesso

O sistema SAP é o software ERP (Enterprise Resource Planning ou planejamento dos recursos da empresa) mais conhecido do mercado. Milhares de empresas utilizam o SAP e conhecem os benefícios desse programa. No entanto, ainda existe o mito de que o SAP não pode ser adotado por todas as empresas ou de que sua implantação é muito complexa. Para desmistificar essa ideia, vamos listar seis fatores que aumentam as chances de implementação SAP ser bem-sucedida. Quer conhecê-los? Então, veja os elementos a seguir.

Implementação SAP

O SAP é um software que tem o objetivo de integrar os dados disponíveis nos departamentos da empresa. Assim, reúne números relativos ao financeiro, à produção, ao setor de tecnologia, etc. Com isso, é possível obter diversos benefícios, já que é mais fácil para os gestores identificarem falhas e necessidades de ajustes e de checarem se os objetivos estão sendo alcançados.

O SAP trabalha com diferentes módulos, que podem ser adotados pela empresa conforme suas necessidades. Por isso, o sistema é adaptável e sua implementação varia conforme a organização. No entanto, existem elementos que devem ser considerados em todas as situações e é preciso ter atenção desde os primeiros passos da implantação.

1. Envolvimento e treinamento dos colaboradores

A implementação SAP requer que todos os colaboradores da organização estejam envolvidos. Eles precisam entender a importância do sistema, os benefícios que ele trará e de que forma pode ser manuseado. Por isso, é imprescindível que a empresa forneça os treinamentos necessários mostrando que a forma de trabalho deve ser modificada a fim de obter melhores resultados.

2. Planejamento

Cada empresa implementará o SAP conforme suas necessidades e módulos adotados. No entanto, ter um planejamento é extremamente necessário. O documento pode ser bastante simples e conter apenas os pontos-chave sendo atualizado sempre que necessário. Também é importante que o planejamento contemple todos os estágios da implementação SAP abrangendo também os padrões de qualidade e como eles podem ser verificados e satisfeitos.

3. Acompanhamento

Durante o processo de implantação SAP, é necessário que os gestores e, principalmente, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da empresa acompanhe a implementação. O comprometimento da TI e da gerência e diretoria da organização mostram a importância do procedimento que está sendo realizado. Além disso, dessa forma, é possível divulgar as informações aos outros colaboradores, repassando a cultura para todos os envolvidos no processo.

4. Avaliação

Assim como é importante envolver os colaboradores no processo de implantação SAP, também é necessário receber o feedback deles bem como dos fornecedores para identificar oportunidades de melhoria. A avaliação também permite aplicar novas técnicas e ferramentas adotando as melhores práticas de gestão.

5. Consultoria

Ao optar pela implementação SAP, recomenda-se contratar uma consultoria, que ajudará a verificar de que forma o programa poderá ser adequado à empresa. Essa consultoria tem o conhecimento necessário e poderá indicar boas práticas para implementar com sucesso o sistema SAP.

6. Execução

Depois de implementado, o SAP precisa ser executado. Isso, muitas vezes, requer uma mudança de hábitos e de forma de trabalho, porque alguns processos precisarão ser redesenhados. Nesse sentido, os gestores precisam acompanhar a execução da implementação SAP oferecendo o suporte necessário aos colaboradores e identificando possibilidades de melhorias.

Gostou do artigo? Para conhecer as melhores práticas para a implantação SAP entre em contato conosco ou deixe seu comentário.

 /


Voltar