Indícios de Projetos em Fase Inicial que Tendem ao Fracasso

O início de um projeto de software é a fase fundamental que pode definir se o resultado será um produto de qualidade ou um fracasso. Falhas e atrasos identificados nesse período são muito mais fáceis de resolver e evitam que prazos e custos sejam afetados no final. Veja aqui como reconhecer projetos que tendem ao fracasso, já em sua fase inicial.

Projetos em fase inicial que tendem ao fracasso: 4 indícios para manter o foco

  • Não ter a figura de um Product Owner

Responsável por desempenhar o papel de maior visibilidade no scrum (metodologia de desenvolvimento e gerenciamento de projetos), o Product Owner é essencial para garantir o sucesso do projeto. É ele que toma as decisões que definem quais itens terão prioridade, gerencia e mantém o Product Backlog, garantindo que seu conteúdo esteja visível para todos. Assim, todo o time sabe quais as prioridades da equipe e o que será trabalhado. Não ter este responsável por definir as prioridades conforme o valor agregado ao produto bem definido é um meio de reconhecer projetos em fase inicial que tendem ao fracasso.

  • Não ter uma definição de estágio final

A definição de estágio final é fundamental para que a equipe tenha um direcionamento sobre que critérios devem ser atendidos na execução do projeto. Estes critérios, que devem ser baseados nas necessidades do projeto e do cliente, são um meio de garantir que o produto entregue estará de acordo com o objetivo definido no início do projeto. Não ter isso bem descrito é um dos indícios de projetos em fase inicial que tendem ao fracasso, pois sem essa definição é bem provável que não haja um padrão de entrega pelas equipes.

  • Histórias muito grandes no planejamento

Difíceis de estimar, histórias muito grandes podem resultar em atrasos e riscos ao cronograma final do projeto. Quebrar o projeto em histórias menores, além de favorecer o gerenciamento e o monitoramento, evita a procrastinação comum às tarefas grandes. Histórias pequenas permitem que o time visualize o próximo passo a ser desenvolvido, além de facilitar a visualização do progresso do projeto, por isso são uma característica de projetos que tendem ao sucesso.

  • Qualidade do projeto

Quando um projeto é bem gerenciado é possível medir a qualidade de todas as etapas do processo. Para começar a gerenciar um projeto é preciso monitorar para gerar indicadores de desempenho e qualidade. Ferramentas como o SAP ABAP SUÍTE, que provê meios de levantamento de indicadores e revisão de códigos automaticamente, aumentam a garantia de que o produto entregue seja adequado às expectativas do cliente.

Um exemplo é o desenvolvimento de novos módulos ERP SAP dentro das empresas, conforme alterações em suas politicas e regras. Aplicando o SAP ABAP, durante o período de desenvolvimento, os riscos de que o projeto tenda ao fracasso podem ser extintos. Esta solução, desenvolvida para assegurar a qualidade do produto desenvolvido, além dos pontos já citados, faz a integração com ferramentas de BI, tornando possível, com o cruzamento de dados, a criação de novos indicadores capazes de reduzir falhas e colaborar para a satisfação do cliente. Com base nestes índices é possível identificar e monitorar a qualidade do desenvolvimento do produto, desde o início. Assim, é possível prever e solucionar falhas o quanto antes, garantindo a boa execução do projeto.

E você, quais os indicadores que usa para analisar se um projeto tende ou não ao fracasso? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar