Investir na qualidade representa redução de custos (e não só em momentos de crise)

Qualidade SAP ABAP

Os processos de desenvolvimento de software podem ter custos elevados, e em momentos de crise, a ordem é sempre reduzir custos. A verdade, entretanto, é que muitas empresas não sabem como alcançar uma redução nos custos de desenvolvimento sem comprometer a qualidade dos produtos gerados.

De fato, os custos com qualidade, em particular os processos de testes, podem facilmente representar até 50% dos custos totais de produção de um sistema. Parece natural que essa seja justamente a primeira área a ser alvo de cortes. Entretanto, se cortes em qualquer etapa do desenvolvimento comprometem a qualidade final, o que pode se dizer de cortes justamente nos processos relativos à qualidade?

O que muitos não percebem é que as atividades de qualidade podem ser responsáveis por redução nos custos justamente quando se investe nela! Como? Veremos a seguir.

Testes automatizados

Dos  diversos processos envolvidos na produção de software, incluídos aí levantamento de requisitos, projeto, codificação e testes, a etapa de testes é uma das mais trabalhosas, com uma carga de trabalho manual e repetitivo muito grande. Devido a essa característica em particular, entretanto, é a etapa do processo de desenvolvimento com o maior potencial para a automatização, gerando assim resultados de melhor qualidade a custos menores. Os testes automatizados ainda têm o potencial de identificarem com maior chance de sucesso diversos tipos de erros que irão representar custos altos de reparo se não apontados logo.

Dessa forma, os investimentos em ferramentas que permitem a automação de testes, incluindo inspeção de código, permitem a identificação precoce de problemas sérios, que irão gerar custos indesejáveis e, na maior parte dos casos, indesejáveis.

Investimentos seguros

Os investimentos necessários à aquisição e implantação de ferramentas de qualidade software normalmente garantem um rápido retorno do investimento (Return of Investment – ROI). Assim, os custos com qualidade rapidamente se justificam e começam a gerar redução de custos que superam em muitas vezes os gastos realizados.

Dessa forma, os investimentos neste tipo de ferramenta tornam-se uma excelente opção em tempos de crise, mas são também uma ótima opção mesmo quando tudo vai bem.

Na realidade, implantar um processo de qualidade que envolva a automação de testes e a inspeção de código fonte é algo que é realizado de forma mais tranquilo em momentos de tranquilidade, permitindo uma constante redução nos custos com aprimoramento da qualidade, e preparando a empresa para lidar com mais serenidade com um eventual momento de crise.

Conclusão

Ė possível, portanto, reduzir custos de desenvolvimento de software sem comprometer a qualidade. Como vimos, o segredo está em investir na qualidade, fazendo com que custos excessivos de atividades manuais sejam reduzidos a apenas uma fração, ao mesmo tempo em que os incrementos na qualidade do produto gerado evitam retrabalho e custos elevados de manutenção e reparos. Portanto, ao invés de reduzir custos comprometendo a qualidade, comprometa-se com a qualidade para reduzir custos.

Sua empresa possui ferramenta de QA e automação de inspeção de código fonte? Saiba como reduzir custos investindo na qualidade clicando aqui.

 

 

Calculadora-de-Roi


Voltar