O ERP Híbrido e a Nova Organização de TI

 

O século 21 trouxe muitas mudanças para as grandes organizações, e a área de Tecnologia da Informação (TI) assumiu um papel estratégico e central, ao redor do qual orbitam as principais transformações que presenciamos nas empresas. Com a consolidação das mudanças iniciadas durante a revolução industrial e a profissionalização da administração, o século 20 foi palco do surgimento das soluções ERP (Enterprise Resource Planning). Com o advento de novas tecnologias e o surgimento da rede mundial, o cenário para essas soluções também se alterou.

Em seu surgimento, as soluções ERP trouxeram a promessa de integração de processos de negócios em todas as áreas funcionais das empresas. Muitos fornecedores apareceram, porém suas soluções raramente eram compatíveis entre si, e a migração de um fornecedor para outro implicava em grande esforço. As novas dinâmicas de negócios na Internet e o grande número de fusões e aquisições entre empresas fez com que fosse preciso repensar o perfil das soluções ERP, anteriormente cercadas de longos projetos e com grandes investimentos.

Nesse cenário, surgem as soluções de ERP híbrido: plataformas distintas, muitas vezes em modelos de software como serviço (SaaS – Software as a Service), de fornecedores diferentes, mas operando de forma integrada. Em alguns casos, essas soluções híbridas são fornecidas até mesmo por uma mesma empresa – resultante de fusões ou aquisições de fabricantes de soluções ERP distintas.

Seja decorrente da diversificação de fornecedores em função de suas diferentes especializações, seja pela consolidação de soluções através de fusões, o ERP híbrido já é uma realidade no meio empresarial hoje. Com essa realidade, diversos novos conceitos surgem, que precisam ser entendidos para que as organizações consigam se adaptar – e suas áreas de TI possam adotar uma nova organização, compatível com o novo cenário.

Nesse sentido, a Supero está lançando um e-book sobre o tema, detalhando os principais conceitos relacionados aoERP híbrido e delineando a nova organização da TI nesse novo panorama. O material aborda temas como o papel das novas tecnologias para o ERP híbrido, questões de segurança, hospedagem, SaaS, PaaS (Platform as a Service), in-memory computing, entre outros.

Cabe especial destaque à abordagem de temas como o ERP de dois níveis, que envolve o uso de um ERP central funcionando em conjunto com o de operações menores (resultantes de aquisições, por exemplo); a importância da definição de uma camada de integração em uma estrutura de ERP híbrido; e a nova organização da TI, que passa a ter um papel muito mais estratégico, mais de governança do que de gestão.

O e-book traz uma visão inovadora e essencial aos gestores de TI e aos administradores de empresas, permitindo que compreendam a nova dinâmica das soluções ERP, e que saibam como adequar seus investimentos e esforços para alcançar os melhores resultados possíveis, mesmo com todo o dinamismo do mercado atual.

A Supero é referência na inovação em soluções e em processos de implantação de ERP híbrido, contando com soluções como o QAMetrik.

 

Especialista


Voltar