Otimizar a TI e seus processos para melhorar os resultados do negócio

Nos últimos meses, a economia brasileira vem descendo uma ladeira sem contar com o auxílio de freios. Nem mesmo os especialistas conseguem prever como será o ‘andar da carruagem’, nos próximos meses, devido ao caos político instalado no país. Como prova disto, temos a mais recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrando que a atividade econômica teve uma queda de 1,7%, entre os meses de julho e setembro, causando impactos negativos nas finanças de grande parte das empresas do Brasil.

Diante de uma crise sem data prevista para acabar, a melhor maneira dos gestores darem continuidade aos seus negócios é investindo em tecnologias eficientes. Mas, enquanto muitas empresas cortam seus investimentos em TI, outras simplesmente otimizam o seu uso visando melhorar suas operações e manter a qualidade dos seus serviços. Neste post, veja como a otimização da TI e de seus processos podem ajudar a sua empresa a reduzir custos e ganhar vantagens competitivas para driblar esses tempos difíceis. Acompanhe:

A importância da otimização de TI no mercado atual

Em uma crise, é comum os gestores se verem obrigados a avaliar as despesas da empresa para saber quais são os custos e investimentos que mais comprometem o orçamento, com o intuito de eliminá-los e fazer com que o negócio sobreviva às turbulências do mercado. E um dos investimentos que costumam ser cortados pelos responsáveis é os do departamento de TI, mesmo eles sabendo que os cortes poderão afetar drasticamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Enquanto este cenário prevalece em muitas organizações do país, em outras os gestores abordam estratégias completamente diferentes. Ao invés de cortarem de vez os investimentos em TI, eles otimizam a sua utilização dentro da empresa. Isso não só ajuda a reduzir custos com processos, como também mantém a qualidade das soluções ofertadas por elas. As ‘gigantes’ do mercado, como Google, Amazon e e-Bay, já adotam esta medida há algum tempo e tem obtido resultados impressionantes mesmo em cenários econômicos desfavoráveis.

Os benefícios gerados por esta estratégia

Em tempos de crise, encontrar maneiras de fazer mais com menos e estabelecer padrões de qualidade que atendam às exigências dos clientes é uma tarefa obrigatória para qualquer gestor. Mas, o investimento em softwares e sistemas que automatizam controles e permitem o uso consciente dos recursos disponíveis nem sempre é visto com ‘bons olhos’ por muitos responsáveis. Isso, porque eles não querem assumir os altos custos dos investimentos humanos e tecnológicos necessários para manter um sistema dentro de sua empresa.

A solução, neste caso, é otimizar a TI por meio da redução de custos e do aumento da eficiência dos processos, para que assim a organização possa ter um melhor aproveitamento dos investimentos e estar mais preparada para crescer. Esta otimização pode ser feita por meio da adoção de tecnologias mais eficientes, como a virtualização de desktops e servidores, que dão uma capacidade de processamento e armazenamento de informações muito maior do que as obsoletas e contribuem para acelerar o crescimento do negócio no mercado.

O que fazer para otimizar o uso da TI

Nos dias de hoje, a melhor maneira de otimizar a TI é terceirizando serviços. Embora a terceirização não seja uma boa opção para muitos gestores, seja por causa de experiências ruins, seja pela sua desconfiança em deixar uma área tão estratégica sob os cuidados de outra empresa, o fato é que ela é fundamental para a redução de custos e o aumento do desempenho da equipe. Afinal, ao contratar serviços terceirizados, você não precisará mais se preocupar com backups e gastos provenientes de medidas emergenciais.

Ao contar com a ajuda de um fornecedor que tenha maturidade e comprometimento com a sua empresa, o gestor pode focar nas atividades que realmente trazem valor para os negócios e fazer com que todos trabalhem por resultados quantificáveis. Lembre-se de que somente com a otimização de TI você conseguirá investir em tecnologia e, ao mesmo tempo, colocar sua empresa para crescer, sem ter que se preocupar com as terríveis turbulências tanto da economia como do mercado.

E você, já está otimizando a TI e seus processos para reduzir custos e melhorar os resultados da sua empresa? Que outros benefícios você acha que esta estratégia pode gerar? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

SAP Performance Optimization

 


Voltar