Otimize resultados com SAP ABAP Best Practices e Mecânicas de Jogos

Por décadas, os videogames tiveram apenas as crianças e adolescentes como público-alvo. Mas hoje, cada vez mais empresas implementam as mecânicas dos jogos em suas estratégias de negócio, visando tornar as atividades mais atrativas para os funcionários. Essa solução é denominada gamification, que no português significa “gamificação”. Suas técnicas inovadoras são capazes de aumentar a produtividade da equipe, encorajar a sua participação, estimular a colaboração e criar engajamento, fazendo com que todos os objetivos da organização sejam concretizados. A seguir, conheça as vantagens da gamificação para o seu negócio e saiba como ela pode ser implementada no ambiente SAP ABAP através do QAMetrik:

 

O uso da mecânica dos jogos

Antes de conhecermos o conceito de gamificação, bem como a sua implementação no universo de desenvolvimento SAP ABAP através do QAMetrik, temos que entender como ela surgiu. Ao longo dos séculos, a grande maioria dos povos tiveram os jogos como pilares importantes de suas sociedades. Já nos dias atuais, cerca de três bilhões de horas por semana são dispensadas coletivamente em games online – o que reforça a importância social e econômica dos jogos na vida de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, cerca de 25% da população mundial economicamente ativa cresceu com consoles de videogame dentro de casa. E partir da constatação óbvia e historicamente comprovada de que todos os seres humanos são atraídos por eles, foi desenvolvida a ciência da gamificação. Esta se apropria dos mecanismos de engajamento usados nos games para resolver problemas práticos que são enfrentados no dia a dia das empresas, como a resistência da equipe frente à uma mudança.

Embora pareça algo divertido, o principal objetivo dessa solução não é prover entretenimento, mas sim despertar o engajamento e comprometimento dos funcionários com uma causa específica. Sua importância é tanta que, até o final de 2016, 2,8 bilhões de dólares serão investidos no mercado de gamificação, segundo a M2 Research. Outro estudo realizado pela MTV Insights apontou que 50% da geração Y – pessoas de 13 a 33 anos de idade – declara ver a vida real como um vídeo game. A partir desses dados, a BPW Foundation destacou que esse grupo representará 75% da mão de obra global até 2025.

A abordagem centrada no colaborador

Normalmente, um projeto de mudança estratégica requer um tempo específico de implementação. E com o seu decorrer, os objetivos do treinamento “cascateiam” para baixo e sua mensagem se perde no caminho. Isso acontece porque os gestores focam no treinamento vivo sem considerar as questões emocionais dos colaboradores, tais como medo de falhar, trabalhar ainda mais e até perder o emprego. Todas essas inseguranças dificultam a adoção de novos comportamentos e a internalização do treinamento.

Por isso, segundo a Gartner, a gamificação tornou-se uma parte essencial de qualquer estratégia de negócio como forma de motivar as pessoas digitalmente e ultrapassar as barreiras de escala, tempo, distância, conexão e custo. Tal abordagem encoraja os colaboradores a familiarizarem-se com as novas tecnologias, adotarem bons comportamentos e tornarem as tarefas tediosas mais agradáveis. Um projeto de gamification leva em conta não apenas as motivações intrínsecas dos funcionários, mas também a maneira como eles absorvem o motivo do treinamento e seu impacto positivo para a empresa.

Sua implantação através do QAMetrik

Com a gamification, o esforço do funcionário é recompensado, e a sua importante colaboração se transforma numa ferramenta para ele se destacar entre os demais. Para os especialistas, essa é uma nova maneira de resolver problemas, que aposta no entusiasmo e atende as necessidades das empresas inteligentes do novo século. Sua implementação pode ser simplificada com o QAMetrik, um conjunto de soluções perfeito para começar a utilização destas técnicas de maneira escalável, já que permite administrar as necessidades dos desenvolvedores com uma nova gestão de benefícios.

Com ele, as tarefas são automatizadas e os processos tornam-se padronizados, o que facilita a operação da equipe de desenvolvedores SAP ABAP, gera mais satisfação e melhora a sua produtividade. Ao implantar a gamificação através do QAMetrik, a empresa poderá alcançar resultados mais expressivos, tornando o processo de mudança mais ágil e assertivo, e reduzindo custos. Juntos, poderão amenizar resistências, moldar comportamentos, engajar funcionários e dar escala à mudança de uma maneira lúdica, divertida e bastante envolvente.

E você, está preparado para transformar o seu negócio através da gamificação? Então entre em contato conosco e descubra como o QAMetrik pode lhe ajudar!


Voltar