3 Princípios para assegurar a implementação de seu software SAP com qualidade

As soluções SAP são o que há de mais moderno e eficiente hoje no mercado. Elas transmitem confiança e são eficientes na hora de extrair o que há de melhor das informações corporativas e potencializam os resultados com suas funcionalidades e facilidades para tomada de decisão.

No entanto, a implantação das ferramentas SAP precisa ser muito bem arquitetada, para que todos os envolvidos obtenham os melhores resultados e o impacto sobre o dia a dia corporativo sejam os mínimos possíveis. Neste sentido, a preocupação dos CIOs quando se fala em implantação de softwares atualmente está muito mais voltada para a qualidade. Afinal, o que eles querem é a transformação do negócio com a utilização da tecnologia.

3 princípios para implantar seu software SAP com qualidade

Pensando nisso, preparamos listamos abaixo 3 princípios que são determinantes para os profissionais de TI na hora de implantar uma solução SAP com qualidade. Veja:

1. O negócio deve estar firmemente ancorado no projeto

Pense na quantidade de decisões durante a implementação do projeto. Isso está diretamente ligado ao poder de decisão do CIO e dos outros profissionais envolvidos. É preciso que todos estejam cientes da importância e dos objetivos do software. Assim, cada um sabe o que fazer e também a qual resultado macro se quer chegar.

É fundamental manter não somente o controle destes aspectos iniciais, como depois, durante a fase inicial da utilização da solução. Tendo este controle ancorado ao negócio, é possível justificar as alterações propostas no escopo, considerando como e quanto isso impactará no andamento da empresa.

2. Os requisitos devem ser pré determinados

Os requisitos técnicos devem estar definidos e claros para todos antes do início da implantação. Assim, fica garantido um ambiente viável, acessível e de fácil manutenção. Para tanto, o panorama de aplicação e arquitetura do sistema devem estar alinhados com a estratégia do negócio.

Exigências em matéria de fluxo de dados, integração, seguranças, interfaces e ambientes podem ser analisadas no início, permitindo tempo suficiente para prever os esforços a serem empregados durante a implantação. Neste sentido, envolver os usuários desde o começo do projeto pode ajudar muito.

3. Cooperar com as partes interessadas e usar um modelo de governança adequado

Os membros da equipe de TI e as partes interessadas (usuários e lideranças da empresa) têm de compreender completamente o escopo do projeto e se concentrar em alcançar seus objetivos de negócio.

Ao envolver todos os interessados desde o início do projeto, você pode alinhar as partes interessadas e facilitar a integração da equipe, vislumbrando os recursos adicionados durante a implementação e o início da utilização do sistema. Funções e responsabilidades também devem ser definidos na fase inicial, para que todos os envolvidos entendem a estrutura da equipe, linhas de comunicação e quem tem a autoridade para fazer o que.

Vale a pena ouvir todos os envolvidos. Muitas vezes, boas ideias podem vir do usuário mais simples da solução e isso pode mudar totalmente o direcionamento da implantação.

E você, quais desses princípios está seguindo para implementar seu software SAP? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP

SAP ABAP Suite agende um horário


Voltar