Projetos complexos de implementação de ERP SAP com restrições de prazo e recursos para garantir a qualidade

ERP-SAP

Quando avaliamos os fatores críticos de sucesso em um projeto de implementação de ERP SAP, nos deparamos com diversas restrições: de escopo, custos, prazos, recursos e qualidade, entre outros grupos. De maneira geral, os resultados do projeto se restringem por esses fatores, e é muito difícil mexer em um desses aspectos sem consequências nos outros. Assim, ao reduzirmos prazos, talvez precisamos aumentar custos, ou aceitar perdas na qualidade. Da mesma forma, não conseguimos promover uma mudança no escopo sem que existam reflexos nos prazos ou nos custos, ou em ambos. Esses fatores estão todos interligados, e devem ser gerenciados de forma integrada, juntamente com uma boa gerência dos riscos do projeto.

A escassez de recursos, bem como os prazos reduzidos, tendem a ter impactos diretos na qualidade dos produtos resultantes. Entretanto, o uso de ferramentas adequadas pode permitir que um projeto seja conduzido com menos recursos, em um prazo menor e com a mesma qualidade, e em alguns casos, até mesmo com ganhos de qualidade. Quer saber como isso é possível? Vejamos, então!

Oportunidades em uma implementação SAP

Todos os projetos são cercados de riscos, que podem ter um impacto negativo ou positivo. No caso de riscos positivos, temos oportunidades, que podem ser decorrentes de fatores não previsíveis, incertos. Uma nova técnica ou ferramenta, portanto, podem ensejar reduções de custos, nas necessidades de recursos humanos, ou podem ainda proporcionar um aumento de qualidade.

Em um projeto de implantação de ERP SAP, a integração com sistemas legados, e mesmo a manutenção desses legados, pode ser dificultosa por restrições de prazos ou recursos. Ao utilizar uma ferramenta que permita a gestão do código, com inspeção do código fonte de forma automatizada, é possível acumular ganhos de produtividade com incrementos significativos de qualidade.

A automação de tarefas é uma forma extremamente eficiente de aumentar a produtividade, equalizando escassez de recursos e prazos exíguos com a qualidade pretendida. O feedback resultante da automação costuma, ainda, ser de qualidade superior a avaliações conduzidas de forma manual, pois conseguem avaliar de forma sistêmica o que uma pessoa acabaria teria muita dificuldade de fazer após algumas vezes.

Os custos de manutenção são drasticamente reduzidos: através da melhoria na qualidade do código gerado, com redução nos erros e aumento significativo da sua clareza, as manutenções se tornam mais fáceis e rápidas.

Sucesso em condições adversas

Saber utilizar recursos adequados para melhores resultados em condições adversas em um projeto é algo desejável para qualquer gestor. Um projeto de ERP SAP tem suas particularidades, mas a seleção de uma ferramenta que agregue produtividade a tarefas críticas é quase uma garantia de sucesso, cabe ao gestor saber identificar uma solução que traga os benefícios desejados, e garantir que ela seja corretamente utilizada para entregar os resultados esperados.

A solução QAMetrik permite a unificação e automatização das tarefas de inspeção de código, por meio da geração de indicadores de desempenho e o fornecimento de feedback automatizado, tornando a gestão de código ABAP mais simples e permitindo ganhos reais nos projetos em que são utilizadas.

Conheça a solução QAMetrik e veja como capitalizar oportunidades em projetos de ERP SAP e garantir seu sucesso mesmo com pouco tempo e recursos.

Simplifique a Governança de seu Código ABAP

Especialista


Voltar