Qual o papel da equipe de QA (Quality Assurance) em projetos ágeis?

Três elementos destacam-se no processo de gerenciamento de projetos ágeis:

O Product Owner, que é quem define quais são os elementos que compõem o Product Backlog (lista de funcionalidades que o produto deve ter) e quais as suas prioridades, o scrum, que é a metodologia empregada, e o prazo. Mas e a equipe de Quality Assurance, que papel tem nestes projetos?

Antes de responder esta pergunta, é válido lembrar as principais diferenças entre um projeto ágil e um tradicional. No processo tradicional, a entrega do produto é feita apenas quando ele está totalmente desenvolvido. Já em projetos ágeis, o cliente pode perceber o valor do produto durante todo o processo de desenvolvimento, pelas entregas intermediárias, feitas quando o produto tem um mínimo de funcionalidades para ser entregue. Ou seja, é possível avaliar o sucesso progressivo do produto.

Responsabilidades da equipe de Quality Assurance em projetos ágeis

Do ponto de vista do profissional de QA, a diferença nos projetos ágeis está, principalmente, na ausência do processo de cascata. Ao contrário dos projetos tradicionais, nos projetos ágeis os testes começam bem antes do final do desenvolvimento do produto. Isso significa que o especialista de testes trabalha junto com os desenvolvedores e analistas, durante todo o processo. Dessa maneira, a qualidade do produto pode ser mensurada desde a fase inicial de desenvolvimento. Veja algumas responsabilidades da equipe de QA em projetos ágeis:

  • Apoio aos desenvolvedores nos testes unitários e de componente.
  • Criação de cenários junto aos clientes e analistas de negócio para dar suporte ao trabalho executado pelos desenvolvedores, ajudando no entendimento dos requisitos do produto.
  • Execução de testes com intuito de encontrar falhas no produto.
  • Simulação de defeitos encontrados junto com a equipe.
  • Execução de testes de performance e segurança.
  • Elaboração do plano de caso de teste de aceitação.

Mais proatividade

Ao participar de todo o processo, trabalhando junto com os analistas e desenvolvedores, a equipe de QA tem maiores chances de encontrar pontos que precisam de melhorias e de buscar soluções desde a fase inicial do projeto. Em projetos ágeis cada entrega de funcionalidade, realizada durante o período de desenvolvimento, deve ser feita com qualidade e deve atender aos requisitos do cliente. Para isso, todos os membros da equipe são responsáveis pela qualidade das entregas. A equipe de QA desempenha papel fundamental, oferecendo apoio e suporte aos desenvolvedores, em algumas etapas, e executando testes, criando cenários e buscando soluções, em outras.

Projetos ágeis possibilitam que problemas sejam constatados e solucionados o quanto antes pela equipe de QA, que trabalha junto com o time de desenvolvimento. Neste cenário, o especialista de testes tem um papel muito mais ativo e menos reativo, capaz de mensurar e avaliar a qualidade do produto durante todo o processo. Com o auxílio das ferramentas certas, como a Suíte ABAP, capazes de aumentar a produtividade da equipe ao automatizar tarefas repetitivas, as atividades da equipe podem ficar concentradas em garantir o valor agregado ao projeto. Valor este que é percebido pelo cliente durante todo o desenvolvimento de um projeto ágil, em cada entrega realizada.

Quer melhorar a performance da equipe de QA? Conheça o QAMETRIK SAP ABAP Suíte!

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar