Saiba como convencer seu chefe a investir em qualidade de software

Vamos imaginar o seguinte cenário: você, gestor de TI, acompanha diariamente uma série de problemas de qualidade de software na sua equipe de desenvolvimento. Então, como um bom líder, procura soluções para corrigir estes problemas e melhorar o desempenho da área. Nesta etapa, você pesquisa, avalia ferramentas, recebe fornecedores e identifica as melhores soluções.

Porém, após todo este trabalho de levantamento das melhores opções, existe um obstáculo ainda maior. Como convencer seu chefe de que é preciso investir em qualidade de software?

Principalmente em tempos de crise, os investimentos nas empresas se tornam mais restritos, sendo priorizados aqueles que podem trazer benefícios diretos a curto prazo, como redução de custos e aumento da produtividade.

Estes são exatamente os pontos em que seus argumentos devem focar. Neste artigo, vamos demonstrar dados que são capazes de convencer qualquer gestor de que qualidade de software é de fato um ótimo investimento.

Por que investir em qualidade de software?

Primeiro, vamos salientar que neste artigo não entraremos em detalhes sobre as diversas metodologias e ferramentas de qualidade de software. Apesar de serem diferentes, todas têm um único propósito e cada gestor deve identificar qual a melhor opção para o seu próprio negócio.

O mais importante nesse momento, é que tanto o gestor de TI quanto sua equipe estejam convencidos da real necessidade de investir na qualidade do desenvolvimento. Afinal, é o resultado do seu esforço que será diretamente afetado.

Mas afinal, por que mesmo investir em qualidade de software?

Primeiramente pense no impacto de um software para as áreas de negócio. Seja no desenvolvimento de uma solução própria ou na customização de um produto de mercado, todo software é consumido por um ou mais setores da empresa.

Todo o resultado do desenvolvimento é refletido diretamente nestas áreas. Agora, tente imaginar o impacto de uma parada do ambiente de produção por uma falha no desenvolvimento. Qual o prejuízo para a empresa? Qual o impacto para TI?

Está difícil calcular? Veja então este número: um estudo sobre engenharia de software publicado por McConnell Jones, afirma que refazer defeitos de requisitos, desenho e código consome 40% a 50% do custo total dos projetos.

Isto significa que quanto menos problemas forem encontrados, menor a necessidade de correção, e menores são os custos do setor.

Números da qualidade de software sobre redução de custos

Todo gestor financeiro brilha os olhos quando escuta o termo redução de custos. Então, se você deseja comprovar as vantagens da qualidade de software para ele, mostre mais alguns dados como estes, também publicados por McConnell Jones:

  • Captar um requisito correto é 50 a 200 vezes mais barato que corrigí-lo, tanto durante a implementação quanto em operação. Portanto, a engenharia e a gestão dos requisitos estão entre as práticas de maior retorno de investimento.
  • Cada hora gasta em prevenção de defeitos no software representa de 3 a 10 horas a menos de correção. Dentre as atividades de qualidade, aquelas ligadas à prevenção de defeitos são mais eficazes que aquelas que focalizam a correção.

Precisa de mais informações para comprovar a importância do investimento em qualidade de software?

Segundo Álvaro Frota (1999), os custos operacionais da qualidade podem ser classificados em quatro categorias: prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. Na imagem abaixo, ele apresenta um quadro comparativo entre os custos relacionados a qualidade e a não-qualidade, ou seja, custos que só existem em decorrência de falhas.

quadro

Reforçando a importância de investir em qualidade

É claro que cada organização será beneficiada de forma diferente ao investir em qualidade de software. Os números de redução de custos e retrabalho irão variar de acordo com alguns fatores, como o nível de maturidade da equipe, o porte da empresa e a complexidade dos processos.

Para gerar um embasamento mais próximo da realidade, podemos fazer um breve resumo dos números apresentados por profissionais de referência e métricas da engenharia de software, como já citamos neste artigo:

  • Redução de custos para refazer defeitos de requisitos, desenho e código, que consome 40% a 50% do custo total dos projetos;
  • Mais produtividade ao captar um requisito correto, 50 a 200 vezes mais barato que corrigir;
  • Otimização do tempo da equipe. Cada hora gasta em prevenção de defeitos no software representa de 3 a 10 horas a menos de correção;

Ao defender o investimento em qualidade de software, não podemos nos esquecer também dos benefícios intangíveis. Estes, são difíceis de serem mensurados em números, mas não deixam de ser importantes e perceptíveis por toda a organização. Podemos citar como benefícios intangíveis os seguintes fatores:

  • Processos mais estruturados, otimizando o trabalho e a rotina da equipe;
  • Documentação padronizada, facilitando a correção de problemas e entrada de novos integrantes no time;
  • Maior assertividade nos prazos de entrega;
  • Maior qualidade do produto final, resultando em mais desempenho e maior satisfação por parte das áreas de negócio;
  • Compliance com as principais normas de TI;

Caso sua empresa utiliza SAP e possua uma equipe de customização do código ABAP, temos outras dicas que lhe ajudarão a comprovar a necessidade de investimento em soluções de qualidade. Saiba mais lendo este artigo: Como reduzir em até 20% seu custo com customização ABAP

Dica: veja também Como aumentar em 15% o desempenho da equipe de desenvolvedores SAP

Monte seus argumentos e convença seu chefe

Independentemente da metodologia ou ferramenta escolhida, todo investimento em qualidade de software aumenta a produtividade da equipe, permite uma melhor visualização dos processos e auxilia na definição de cronogramas confiáveis, tornando a análise dos custos do produto mais precisa.

O investimento em qualidade de software gera uma base histórica com subsídios para a melhoria do processo. Ele aumenta o nível de maturidade da organização e possibilita a evolução de forma gradativa para as outras áreas de negócio.

Agora, é sua vez de identificar as maiores necessidades da sua área, buscar as melhores soluções e se preparar para convencer seu chefe de que qualidade de software é sim um ótimo investimento.

Ficou com alguma dúvida sobre como a importância da qualidade de software na sua empresa? Deixe seus comentários!

 chamada_conheca-qametrik

 


Voltar