Saiba agora como envolver os programadores e melhorar o seu desempenho

Uma organização depende principalmente de pessoas, seja para dirigi-las, controlá-las ou operacionalizar. Não existe organização sem pessoas e elas são essenciais para o seu devido funcionamento.

As técnicas de gestão de pessoas e o suporte da tecnologia da informação são fundamentais para manter o ambiente organizacional vivo. Deve ser preocupação constante do CIO a melhoria do desempenho dos seus colaboradores e como envolvê-los adequadamente. Os negócios empresariais dependem muito da tecnologia e os programadores são essenciais neste contexto. Promover um clima organizacional saudável favorece e muito o desempenho dos programadores. Mas, como motivá-los? Como melhorar o desempenho e o envolvimento dos colaboradores? Confira abaixo!

1. Algumas maneiras de envolver os programadores e melhorar seu desempenho

Não é tarefa fácil manter um ambiente de alto desempenho, em que os programadores de TI estejam motivados e engajados. É preciso buscar formas de alavancar o desempenho deste perfil de profissional. Vamos ver algumas:

1.1. Ouça seus funcionários

Ouvir as pessoas é o primeiro passo para envolvê-las.  Ao ganhar um olhar mais profundo em cada departamento e entender o que seus empregados estão dizendo à organização, você é capaz de analisar o que sua organização está fazendo como um todo. Lembre-se que o envolvimento começa quando os funcionários começam a compreender o “porquê” por trás de seus empregos, o que é esperado para alcançar, e, por isso, que ele é importante para o bem maior.


1.2. Orientar os objetivos dos funcionários com base nos resultados 

É de grande importância ser capaz de levar as informações úteis sobre a satisfação do empregado para melhorar o desenvolvimento de metas e alinhamento. Os CIOs devem ser capazes de analisar os resultados satisfatórios e conectá-los às mudanças adotadas como resultado. Cada funcionário deve saber a importância do seu trabalho e como outros dependem dele.

1.3. Desenvolver metas especificamente com o engajamento em mente

É muito importante que seus objetivos sejam bem específicos, especialmente os que se aplicam ao engajamento. Para ver a melhoria no envolvimento dos funcionários, os funcionários devem ter metas específicas, mensuráveis e devem ser responsabilizados por garantir a permanência dessas metas mensuráveis e específicas.

1.4. Comunicar de forma clara e consistente com os funcionários

Comunicação é primordial e deve atingir níveis elevados de sua aplicação. Se você quiser envolver seus funcionários, você precisa mantê-los a par dos seus assuntos de interesse informando-os sobre o que está acontecendo. Ao utilizar ações como reuniões de feedback regulares, você pode manter seus funcionários informados sobre o que eles estão fazendo bem e que áreas precisam ser melhoradas.

1.5. Conectar-se metas para o desenvolvimento

Compreender o “como” por trás de empregos aos trabalhadores é tão importante quanto entender o “porquê”. O “como” é mais do que apenas a medição e metas – funcionários que querem saber como ser melhor em seus trabalhos e construir carreiras. Desenvolvimento ajuda os funcionários a obter o conhecimento e as habilidades necessárias.

O programador precisar ficar motivado para exercer suas funções. O processo de criação, muitas vezes, exige tempo e a organização precisa aprender a lidar com os momentos de frustações, ansiedade, euforia ou calmaria, sem prejuízo aos softwares e negócios.

O que achou deste post? Ajudou? Conte um pouco da sua experiência com a sua equipe de programadores.


Voltar