Saiba qual a importância do Debug na customização ABAP

Você que é analista ou está iniciando a carreira como desenvolvedor ABAP, já se deparou com um problema no código e mesmo após um bom tempo de análise não conseguiu chegar a uma conclusão satisfatória sobre o que está acontecendo?

Neste momento você olha para sua equipe e decide pedir ajuda a um ABAP mais experiente para lhe ajudar a avaliar o código. É quando ABAP abre o debugger e inicia sua avaliação, e em pouco tempo ele lhe passa um detalhamento sobre o que está acontecendo. Parece fácil certo?

Bom, descobrir problemas no código com ABAP é sim muito fácil, desde que você tenha domínio sobre a ferramenta de Debug.

 debug-copy

  1. Mas afinal, o que é o Debug

O Debug é uma ferramenta de análise de código fonte ABAP disponibilizada pela SAP para facilitar a vida de analistas e desenvolvedores na compreensão das rotinas do sistema.

Com a ferramenta de Debug da SAP, é possível identificar o fluxo de processamento dos programas e qual o exato comportamento que ele está exercendo no momento da execução em que o problema aconteceu, ou da situação analisada.

  1. Quando se utiliza o Debug no ABAP

O Debug é muito utilizado quando há um problema na execução do código que não está claro para os analistas ou desenvolvedores. Com a ferramenta de Debug, as rotinas desenvolvidas são compreendidas mais facilmente e os problemas são encontrados de forma muito mais rápida do que uma busca manual.

O Debug tem grande utilidade nas equipes de trabalho pois caso um problema passe despercebido por um desenvolvedor, o próprio analista pode identificar e corrigir a falha ao rodar a ferramenta.

  1. Quem pode (e deve) usar o Debug

A ferramenta de Debug da SAP pode e deve ser utilizada por praticamente toda a equipe envolvida nas customizações do código ABAP.

Desenvolvedores iniciantes ou analistas que não tem um grande conhecimento sobre o código podem se beneficiar do Debug por terem mais facilidade na identificação e correção de problemas ocorridos no desenvolvimento.

  1. Como ele vai poder te ajudar

O debug ajuda a compreender nos mínimos detalhes o código de um programa ABAP. Com ele é possível saber por exemplo, qual a lógica empregada e quais as regras de negócio estão implementadas nas rotinas.

Além disso, é possível descobrir os valores de tabelas, variáveis e campos de tela para entender como está sendo executada a manipulação dos dados internos dos programas, passagem de parâmetros, etc. Por conta disso, o debug é uma poderosa ferramenta para análise e simulação de cenários em tempo de execução dos programas.

Um alerta aos profissionais que utilizam ou desejam utilizar o Debug é sobre os cuidados necessários ao executá-lo no ambiente de produção. Na verdade, é aconselhável que nunca se faça debug em produção, porque podem ser efetuadas determinadas consistências ou a manipulação de alguma informação que poderá impactar nas áreas de negócio. Em ambientes de desenvolvimento e qualidade não há essa dificuldade e preocupação.

Vire o mestre do Debug em 5 passos

Conhecer a ferramenta de Debug em detalhes é fundamental para aumentar a produtividade e o conhecimento sobre o ambiente ABAP.

Para ajudar você a se tornar fera em Debug, desenvolvemos um e-book com um guia completo sobre como se tornar mestre em Debug em apenas 5 passos.

chamada_post

 

 

 

 

CTO – QAMETRIK – Engenheiro de computação, Mestre engenheiro de produção e MBA em gestão de operações, serviços e produtos. Mais de 10 anos de experiência com ABAP, Quality assurance, ABAP Tunning, e integração de softwares ABAP/SAP, participando de várias implantações e sustentação de operações de desenvolvimento em grandes empresas no Brasil.


Voltar