Saiba quanto custa montar um processo de qualidade SAP

Enfim chegamos ao último post da nossa série falando sobre processos de qualidade SAP. Nos últimos artigos, entendemos os problemas que uma empresa enfrenta quando não tem este tipo de controle, e depois vimos quais benefícios eles trazem para uma organização. Na semana passada lançamos um material detalhando os 9 passos para se montar um processo de qualidade SAP, e agora, finalmente vamos falar do quanto isto pode impactar no orçamento da TI.

Agora que você já sabe quanto pode custar para o negócio a falta de processos, hoje você vai saber qual o investimento necessário para implantar um processo de qualidade SAP, de acordo com os passos que já conhecemos.

Recursos necessários

Quando falamos em recursos para implantar um processo de qualidade SAP, estamos falando basicamente do envolvimento de parte da equipe para realizar a criação de todos os materiais necessários, participar das reuniões de acompanhamento e fazer as verificações de qualidade.

Por isso, falar em valores financeiros nominais pode ser algo complexo devido à grande variação de salários entre as empresas. Mesmo cargos semelhantes podem ter grandes variações de acordo com o tipo de negócio e região de atuação. Por isso, para que a conta seja mais realista, vamos listar os recursos necessários pelo tempo destinado de cada integrante da equipe.

Dessa forma, para se chegar ao valor financeiro, basta multiplicar o custo hora de cada colaborador envolvido ao tempo utilizado por cada um.

Etapas e tempo necessário

Vamos avaliar agora cada etapa que exige algum recurso específico e o tempo necessário de cada colaborador dentro do processo de qualidade SAP.

Criação dos bookings

Esta é uma etapa fundamental no processo de qualidade SAP e requer ao menos uma pessoa dedicada na montagem e organização do processo e criação dos bookings. Em média, uma pessoa leva em torno de 15 dias para finalizar todos estes materiais.

Por ser um trabalho que irá direcionar toda a continuidade do processo de qualidade, este profissional deve ter um conhecimento elevado sobre todo o ambiente SAP e o código ABAP.

Buscar aprovação da equipe

Após a criação da etapa anterior que pode ser realizada por um único profissional, é necessário buscar aprovação de toda a equipe. Sendo assim, serão necessárias algumas reuniões com todos os responsáveis pela gestão de TI da organização, como analistas, desenvolvedores e alguns usuários chave. Isto significa que será consumido pelo menos 1 hora de reunião de aproximadamente 5 pessoas com alto custo.

Treinamento

Após a criação dos materiais e aprovação de todos os envolvidos, será necessário o treinamento de todas as pessoas envolvidas no processo de qualidade SAP, como analistas, demais desenvolvedores e basis. A quantidade de pessoas irá variar de acordo com o tamanho da equipe, mas pode-se estimar em torno de 15 profissionais passando por pelo menos 4 horas de treinamento inicial.

Checagens e verificações

Até o momento falamos de custos iniciais e únicos, que são realizados no começo do projeto. Os próximos custos são recorrentes, normalmente mensais, como as checagens e verificações das requests que normalmente consomem o tempo integral de ao menos um profissional.

Por se tratar de uma das fases mais importantes do processo de qualidade, esta etapa exige que seja realizada por um profissional experiente e com alto nível de criticidade.

Controles e relatórios mensais

Uma etapa importante para a análise de todo o processo, esta fase requer que ao menos uma pessoa seja alocada para fazer os controles e relatórios mensais. Em uma equipe pequena, talvez não seja necessário o tempo integral de um profissional, mas é estimado que a cada 15 integrantes de um time, seja necessária uma pessoa exclusiva para esta tarefa. Porém neste caso, não há necessidade de ser um profissional de nível Sênior.

Resumo

De um modo geral estas são as pessoas alocadas no processo de qualidade SAP e o tempo necessário de cada um. Para facilitar seu entendimento, resumimos tudo isso na tabela abaixo:

Etapa

Quantidade de profissionais Nível profissional Tempo total necessário (horas/mês)

Recorrência

Criação dos bookings

1

Sênior 120

Única

Buscar aprovação da equipe

5

Sênior 5

Única

Treinamento

15

Sênior/Pleno 60

Única

Checagens e verificações

1

Sênior 100%

Mensal

Controles e relatórios mensais

1

Junior 100%

Mensal

 

Considerações finais

Montar um processo de qualidade SAP requer o envolvimento, atenção e dedicação de toda a equipe de TI. Em geral, o ciclo total, da solicitação até a entrega das requestes aumenta em torno de 30% do tempo quando há um processo de qualidade.

Porém, este tempo adicional é altamente compensado com todos os benefícios de uma empresa que conta com um controle de qualidade, conforme vimos no artigo “Por que você deve controlar a qualidade do seu ambiente SAP?”.

E você, gostaria de ajuda para calcular o investimento necessário para implantar um processo de qualidade SAP no seu ambiente? Fale com a QAMetrik!

chamada_conheca-qametrik

 


Voltar