SAP: 7 dicas para o sucesso de um go live sap

Os softwares de Gestão Empresarial, da Alemã SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) podem ser adquiridos sob a forma de “pacotes” comerciais de software conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP) e as decisões por sua utilização agregam grandes oportunidades e benefícios institucionais, tais como o incremento das possibilidades de controle sobre os processos da empresa, a atualização tecnológica, a redução de custos de tecnologia e o acesso à informação com qualidade. Porém, exige um nível de maturidade organizacional elevado para se preparar para uma implantação de sucesso, um go live sap sem transtornos.

A decisão pela implantação de módulos SAP exige bastante consciência sobre os altos recursos envolvidos e sobre o tempo necessário requerido, tornando-se particularmente necessário manter o foco nos fatores críticos de sucesso (FCS). É necessário considerar os riscos para compor os estudos de viabilidade. A solução SAP já é adquirida pronta, do tipo modelo proprietário do fornecedor, para atender a diversidade de empresas.

A implementação SAP requer uma combinação de 3 componentes: tecnologia, processos e pessoas. Assim, é necessária uma integração de forma que estejam em sintonia para atingimento do mesmo propósito. Nesse contexto, a estruturação envolve definição de escopo e metodologia de implementação, conforme abaixo.

   Escopo do Projeto – Funcionalidade:

  • Avaliação e controle
  • Processos de gerenciamento de projetos
  • Recursos Humanos
  • Gestão da cadeia de suprimentos

   Metodologia de implementação:

  • Objetivo: através de níveis incrementais de detalhe, descreve as necessidades de negócio;
  • Design: traduz os requisitos em um projeto viável; planeja testes; prepara o ambiente para as atividades de construção;
  • Construção: prepara o ambiente para as atividades de construção; implementa projeto através de codificação e/ou integração de software; Executa testes planejados; disponibiliza materiais de apoio completos;
  • Teste: testes completos de aceitação de usuário e relatórios de validação;
  • Implantação: instala em ambiente de produção um sistema em pleno funcionamento. Avalia o sistema com patrocinador na revisão pós-implementação.
  • Suporte: opera o sistema de acordo com os requisitos e os procedimentos especificados. Mantém o sistema utilizando processo de controle de mudanças.

Para implantar um ERP/SAP é necessário bastante planejamento, pois um rumo errado pode trazer traumas para a empresa, a exemplo de empresas que não conseguiram pagar sua folha de pessoal ou fornecedor, além de outros casos. Considerar as lições aprendidas e melhores práticas de outras empresas ou de suas implantações segmentadas, é uma boa alternativa. Muitos casos de insucesso foram decorrentes de Pessoas ou Processos.

Veja quais são as 7 dicas para um Go Live SAP de sucesso:

  1. Obter/manter patrocínio: quanto mais envolvida estiver a alta direção da empresa com o SAP menor será a resistência a ele.
  2. Definir a estratégia de implantação: é fundamental a tomada de decisão sobre qual será a estratégia:
    1. Step by step: os módulos sendo implementados consecutivamente;
    2. Big bang: os módulos são implementados simultaneamente;
    3. Roll-out: uma implementação do modelo em um site, que é então lançado para outros sites;
    4. Hybrid: uma abordagem híbrida, roll-out implementado como um big bang ou um step by step
  3. Selecionar uma consultoria com larga experiência: não pode ser uma teórica. É importante conhecer seus case;
  4. Selecionar os usuários chave das áreas do ERP: precisam conhecer bem as áreas relacionadas e estarem inseridos no grupo de implementação;
  5. Selecionar bem o time de desenvolvedores. É necessário ser profissional competente, comprometido e experiente, principalmente na linguagem ABAP;
  6. Definir bem o escopo: como em todo projeto é crucial definir o escopo;
  7. Adotar procedimentos de: unificação e automatização das tarefas de inspeção de código fonte; análise de performance e controle da qualidade do código de ERP SAP customizado.

Em um mercado extremamente competitivo, as empresas devem diferenciar-se pela excelência no serviço, mantendo os preços competitivos e exigindo cada vez mais controle de suas operações, racionalização de processos, redução de custos proporcionalmente em relação a sua produção e maximização do lucro. É de fato um grande desafio, tornando necessário contar com o apoio da tecnologia. QAMetrik surge como solução facilitadora de coleta de dados e tratamento integrado das informações operacionais e gerenciais no ambiente da empresa, de acordo com as necessidades.

Uma implantação SAP significa, ainda, entender a magnitude, apreciar a complexidade e abraçar o desafio. O que achou dessas dicas? Já conhece a família SAP? Registre o seu comentário!

Calculadora-de-Roi

 


Voltar