Você acha que gastaria mais com qualidade do que gasta hoje com suporte e retrabalho

Temos acompanhado nos últimos materiais as dificuldades de gestores de TI e sua equipe em conciliar a alta demanda de projetos simultâneos, e ao mesmo tempo garantir que as exigências de qualidade sejam mantidas para não comprometer os resultados.

Porém, o que percebemos muitas vezes é que para otimizar o tempo de entrega de muitos projetos, algumas equipes acabam negligenciando as etapas de controle da qualidade, comprometendo o resultado das entregas e colocando em risco o próprio ambiente de TI.

id-10012112

Qualidade vs Custo

Quando conversamos com muitos gestores de TI, também percebemos que eles acreditam que investir em processos de qualidade pode aumentar os custos operacionais da equipe e que estes controles podem atrasar ainda mais os projetos.

Neste artigo, queremos provar justamente o contrário. Ao analisar o ambiente de TI de vários de nossos clientes e conversando com seus responsáveis, podemos perceber que após a implantação dos controles de qualidade, as empresas tiveram uma redução considerável no custo com suporte e retrabalhos, garantindo um retorno de investimento já no curto prazo. Outro ganho importante foi no tempo de entrega dos projetos, que passaram a ser otimizados com um melhor controle durante todas as etapas.

Para entendermos melhor como é possível uma empresa obter estes ganhos, nós criamos um case fictício, porém, baseado em estimativas reais obtidas nas análises realizadas em nossos clientes que implantaram controle de qualidade no seu ambiente de desenvolvimento das customizações SAP.

Case fictício: Acme Corp

Nossa empresa fictícia se chama Acme Corp. e dentro da sua equipe de TI ela possui um time responsável por todo o ambiente SAP, incluindo o desenvolvimento e entrega das customizações realizadas no código ABAP. A composição deste time é a seguinte:

  • 2 desenvolvedores ABAP
  • 1 basis
  • 1 consultor especialista
  • 1 gestor
  • Total: 6 pessoas

Por padrão, antes de implantar qualquer controle de qualidade, esta equipe era responsável por atender uma alta demanda de projetos simultâneos, e as suas entregas geravam em média 100 chamados por mês para correção de problemas relacionados as suas demandas.

Ao medir o tempo médio gasto com atendimento a todos estes chamados, os gestores identificaram que com todas as etapas de verificação, resolução e testes, consumia-se entre 4 e 6 horas o tempo total médio de atendimento a cada chamado.

Analisando estes dados, foi possível estimar que em média a equipe responsável pelo SAP tinha uma demanda de aproximadamente 500 horas mensais somente para atendimento de chamados referente a problemas gerados nos projetos desenvolvidos.

Entendendo que este número era realmente muito elevado para o tamanho da equipe, os gestores de TI da Acme Corp. decidiram implantar uma série de controles de qualidade em todas as etapas de cada processo, em especial no desenvolvimento ABAP e requests, que acabavam gerando um grande volume de retrabalhos.

Após a implantação destes processos, semelhante ao que demonstramos no post 9 passo para montar um processo de qualidade SAP, os gestores continuaram a monitorar o volume de problemas e retrabalho, e resultado alcançado foi surpreendente.

Logo no primeiro mês de implantação dos controles de qualidade, foi possível atingir uma redução de 30% no volume de chamados no suporte pertinentes aos trabalhos da equipe.

Ao transformar estas horas reduzidas em valores monetários, considerando o custo da equipe e o ganho de produtividade, os gestores puderam estimar que em apenas 2 meses todo o investimento realizado na implantação dos controles de qualidade já havia sigo pago, ou seja, um ROI de apenas 60 dias.

Considerações finais

O case fictício da Acme Corp. apresentado reflete a realidade de muitas empresas que resistem em aplicar a gestão da qualidade nos processos de TI, com receio de onerar seus orçamentos e aumentar o tempo na entrega dos projetos.

Podemos provar através da análise de diversos clientes que com iniciativa e competência para aplicar corretamente todas as etapas de qualidade em um ambiente SAP, os resultados são quase imediatos, a empresa ganha em agilidade, qualidade e ainda consegue otimizar seu orçamento.

E você quer saber como automatizar esse controle de qualidade nos códigos ABAP e tornar essa gestão ainda mais eficaz? Fale agora mesmo com a QAMetrik!

chamada_conheca-qametrik


Voltar