Você está consumido pelos projetos de TI?

Vamos ver se você se identifica com esta realidade, ou ao menos parte dela: você gerencia a área de TI de uma empresa e parece que nunca tem tempo para nada, sempre faltam horas no seu dia. Sempre que alguém lhe pede uma reunião ou pretende lhe apresentar uma solução nova, você não sabe como encaixar na sua agenda porque os projetos atuais consomem todo o seu tempo disponível.

id-100236758

Bom, esta situação é muito comum no ambiente de TI de grande parte das empresas. É normal que o excesso de projetos simultâneos tome conta da agenda da equipe e dos gestores. Mas será que isto é saudável para a organização? Será que apenas executar os projetos sem destinar um tempo adequado para análises e busca por melhorias vai garantir os melhores resultados a longo prazo?

Descubra quais problemas estes projetos estão lhe causando

Para descobrir o quanto o excesso de projetos pode estar prejudicando o seu desempenho como gestor e o trabalho da equipe de TI, vamos lhe ajudar a analisar alguns sintomas.

Excesso de suporte

Quando os projetos entregues começam a demandar suporte em excesso, pode ser um sinal de que existe uma falta de controle de qualidade tanto durante os projetos quanto na sua validação.

Esta falta de controle de qualidade muitas vezes pode ocorrer pela alta demanda de projetos simultâneos, fazendo com que o controle de qualidade muitas vezes fique em segundo plano para que outras tarefas possam ser executadas mais rapidamente.

Performance

Os projetos de TI entregue passam a ter um excesso de reclamações de performance. Isto pode ser reflexo da falta de planejamento ou uma má análise das especificações antes mesmo do início do projeto.

Baixa segurança de acessos

Este é um problema grave, mas muito comum. Muitos dados importantes e serviços ficam disponíveis para grande parte da equipe, inclusive membros que não poderiam visualizar ou editar as informações. Esta também é uma falha do controle de qualidade, causada muitas vezes pela falta de tempo ou conhecimento para tratar do assunto.

Alto índice de retrabalho

Um dos maiores sintomas da falta de controle de qualidade, reflexo do excesso de demanda é o número de retrabalhos gerados nos projetos entregues.

Retrabalhos além de elevarem o custo dos projetos, atrasam as tarefas em execução, pois os colaboradores precisam interromper suas atividades para corrigir falhas de tarefas já entregues.

Problemas com testes funcionais

Uma das fases comuns em projetos de software, como customizações SAP é a etapa de testes funcionais. Quando esta fase encontra problemas em excesso, pode significar que a falta de controle de qualidade nas tarefas anteriores, ou até mesmo uma deficiência no conhecimento da equipe.

 

Projetos sem processo de qualidade atrasam

As bibliografias de engenharia de software já mostraram diversas vezes que mais da metade dos projetos sem controle de qualidade tem atraso no prazo de entrega. Estes atrasos em excesso tornam a gestão de TI uma bola de neve quando há um alto volume de tarefas a serem executadas pelo setor.

Muitos gestores resistem a implantar processos detalhados de qualidade pois não podem ocupar seu tempo neste momento com receio do atraso ainda mais os projetos em andamento. Porém, após os processos e o controle de qualidade estarem implantados, há um ganho significativo na qualidade dos projetos e no atendimento quanto aos prazos de entrega.

As estatísticas da engenharia de software também mostram que quanto mais tempo é gasto com documentação de um projeto, menor é o tempo total em testes e validações, garantindo assim a entrega dentro do prazo.

Este ganho é ainda mais significativo quando a empresa executa diversos projetos semelhantes, algo muito comum em um ambiente SAP com alto volume de requests. A padronização da documentação e do controle de qualidade agiliza as tarefas da equipe, reduz significativamente o número de problemas e facilita a entrada de novos integrantes ao time.

No próximo post, vamos dar algumas dicas de como implantar um processo de qualidade de TI sem onerar o tempo da equipe. Fique atento!

chamada-glossario-de-termos-abap


Voltar