SAP Best Practices! Por onde começar a acompanhar e implantar?

Para implantar uma solução SAP é preciso que a empresa se prepare bastante e obter conhecimento é crucial. Pensando em melhorar a vida dos gestores e desenvolvedores foi criado um conjunto de melhores práticas para viabilizar uma implantação com maiores chances de sucesso. Entretanto, muitas vezes a utilização da estratégia de SAP Best Practices não possui efeito, por isso é fundamental começar a acompanhar e implantar as SAP Best Practices. Saiba como no artigo de hoje! Acompanhe:

Acompanhando e implantando seu ERP as SAP Best Practices

Muitos casos de insucesso na implantação de um ERP SAP acontecem por não utilizarem de forma correta as estratégias contidas no SAP Best Pratices. Mas, não se preocupe, pois esses erros podem ser facilmente evitados. Basta você seguir algumas orientações básicas, como:

1.  Selecionar a opção certa do SAP Best Practices para o seu segmento

Não adianta se basear em experiências relacionadas a um segmento empresarial que não é o seu. Você precisa selecionar o cenário correto do SAP Best Practice. Se o seu negócio pertence à indústria automobilística, por exemplo, o foco tem que ser neste segmento ou em algum similar em caso de inexistência ainda.

2.  Revisar e testar os cenários pré-definidos no SAP Best Practices

É preciso inicialmente definir bem os cenários de teste: instalando-os, e posteriormente, realizar uma revisão, de acordo com os cenários da SAP Best Practices ativados. Os testes evitam surpresas desagradáveis lá na frente. Adotar uma estratégia de testes que funciona é fundamental para realizar entregas com qualidade.

3.  Refinar e adaptar buscando melhorar os cenários as SAP Best Practices

Assim como é importante definir cenários e testá-los, é crucial trabalhar em prol de sua melhoria. SAP Best Practices entrega a você alguns cenários, frutos de suas melhores experiências, mas não elimina a necessidade de você melhorá-los adaptando para sua realidade. Pode ser que a quantidade de requisitos considerados, nos cenários predeterminados, não seja suficiente e você precise adicionar mais requisitos de negócio, específicos para a empresa.

Por onde começar a acompanhar e implantar as SAP Best Practices?

Mesmo contando com SAP Best Practices, algumas vezes, a dúvida já começa daí. Como melhor utilizá-lo? É preciso partir de algum ponto e traçar algumas estratégias que possam garantir uma correta implantação da sua solução SAP. Confira algumas considerações, não exaustivas, relacionadas ao código ABAP e melhorias de processos de qualidade:

  • No momento do desenvolvimento, os técnicos devem executar verificações locais do código fonte que estão trabalhando até ter segurança e realizar o delivery para verificação em nova instância;
  • Ativar o processo de qualidade definido, verificando o código e adotando a regressão periódica que, além de verificar os objetos entregues, verifica a base de código relevante completa.
  • Realizar a consolidação ou sistema de teste pelo gerente de qualidade contemplando testes de regressão. Os resultados dos controlos devem ser publicados. Os desenvolvedores podem usar estes resultados para resolver problemas de qualidade e o gerente de qualidade pode acompanhar as tendências ao longo dos controlos de qualidade, em procedimentos futuros, além de obter números para acompanhamento gerencial e evitar que um produto seja entregue ainda com falhas.

Sentiu-se mais confortável para começar a acompanhar e implantar as SAP Best Practices? Tem dúvidas? Procure-nos ou deixe seus comentários aqui.

 


Voltar