O Guia de Otimização de Performance (tradução livre) é o manual definitivo da SAP para análise e ajuste de soluções. Na edição de 2018, publicada em inglês, o SAP Performance Optimization Guide apresenta dicas práticas e exemplos para chegar ao potencial de afinação tecnológica desejada.
Assim, o manual promete auxiliar os gestores de Tecnologia da Informação (TI) na antecipação, identificação, análise e resolução de problemas. Especialmente aqueles relacionados ao desempenho de sistemas em excelente performance.
O que vamos encontrar no Guia de Otimização de Performance SAP
Em resumo, a publicação serve como um guia definitivo para otimizar a tecnologia e os aplicativos, trazendo um resumo detalhado dos aspectos técnicos e conceituais para a gestão de softwares SAP.
E o que de fato o leitor vai encontrar na obra? Com certeza, muita informação acessível a consultores com meses ou décadas de experiência. Os assuntos abordam desde a implementação até a execução de sistemas e banco de dados. A seguir, confira os principais temas incluídos no guia SAP.
Gestão proativa de performance
Gosto de ressaltar que esse manual é a base para que o profissional de TI entenda a importância da gestão de performance proativa. Além, é claro, de fornecer informações para atuar preventivamente para potencializar resultados e ganhar agilidade na resolução de problemas.
O livro aborda também a otimização técnica e orienta como aplicá-la, ajudando os gestores a evitarem o trabalho excessivo e desnecessário. Para isso, mostra como utilizar melhor as configurações dos sistemas e aplicações.
Desse modo, conseguimos obter o desempenho desejado na base de recursos de hardware existentes. Caso esses recursos não sejam suficientes, eles devem ser prorrogados, conforme o conhecimento adquirido durante a análise.
A metodologia do Guia de Otimização de Performance SAP
Os métodos de análise e otimização de desempenho apresentados no guia refletem os métodos inicialmente usados por especialistas. Eles estão incluídos nos cursos fornecidos pela SAP.
Sendo que, a cada nova edição do manual, as tendências atuais no desenvolvimento de produtos da SAP são revisitadas e descritas. Inclusive, novidades do mundo da TI, em geral.
Organização dos capítulos
O guia ensina como fazer seu sistema SAP funcionar de forma rápida e eficiente, dominando os principais conceitos da área como dimensionamento, gerenciamento de memória e monitoramento Explore. Saiba como estão divididos os capítulos nas 892 páginas do livro.
Gestão de desempenho de uma solução SAP
Direcionado aos administradores e consultores SAP, desenvolvedores de aplicativos e líderes de projetos SAP, o guia mostra conceitos fundamentais sobre análise de desempenho em um nível não técnico.
Monitoramento de hardware, banco de dados e SAP Basis
Exame do sistema operacional, banco de dados, memória SAP, processos de gestão e de trabalho SAP. Ao mesmo tempo, a solução de propostas fornecidas devem permitir que o administrador ou consultor resolva os problemas de desempenho mais importantes.
Análise Workload (carga de trabalho)
Detalha a carga de trabalho mais complexa, discutido como um exemplo de análise de cima para baixo.
Identificar problemas de desempenho em ABAP e programas Java
Métodos de análise de programas individuais que usam o rastreamento das ferramentas de SQL e ABAP debugger, entre outros.
Distribuição Workload
Distribuição de carga de trabalho ideal, atualização e solicitações de fundo que ajudam a garantir uma ótima utilização dos gargalos de hardware, evitando a queda de desempenho na configuração.
A consolidação de servidores, ou seja, o agrupamento de todos os serviços em algumas máquinas poderosas se tornou uma importante tendência no mercado de TI nos últimos anos.
A consolidação de servidores normalmente ocorre quando a tecnologia de alocação de memória de 64 bits é implementada. Este capítulo descreve o que o gestor deve priorizar para utilizar estas tecnologias com eficiência.
Interfaces
O desempenho das interfaces entre componentes de software contribui para o desempenho da solução inteira.
SAP GUI e conexão com a internet
Análise e recomendações demonstram o potencial de optimização de GUIs que ligam (SAP GUI clássica ou do navegador Web) com a aplicação.
Gestão de memória
A configuração da memória destinada pelo componente SAP tem uma influência considerável sobre a atuação.
SAP Table Buffering
O buffer de quadros sobre a aplicação de servidores acelera o acesso para ler informações com frequência e aliviar o carregamento no banco de dados.
Locks
Bloqueios de banco de dados e SAP garantem a consistência dos dados.
Otimizando instruções SQL
Instruções SQL ineficazes fazem exigências pesadas sobre o banco de dados e, assim, tornam-se um problema para o desempenho de toda a aplicação. O guia traz um capítulo inteiro dedicado à otimização de instruções SQL.
Sobre o autor
Thomas Schröder é consultor de gestão na área de Finance Transformation – Application Consulting na Capgemini Deutschland GmbH (Alemanha). Começou a carreira na SAP em 1996, atuando como responsável pelo Centro de Expertise para Desempenho, no grupo de Serviço e Suporte.
Seu trabalho de consultoria se concentra em estratégias de inteligência e análise de negócios, modelagem de dados, arquiteturas de armazenamento de dados e SAP BW.
Você já utilizou o Guia de Otimização de Performance SAP? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência.