ensando em fazer uma lista útil de dicas de programação ABAP resolvemos usar uma estratégia reversa para fixar ainda mais essas dicas, ou seja, apontando coisas que você não deve fazer num código-fonte.
Em muitas experiências, é fácil observar códigos criados que sempre repetem o mesmo problema, o que prova que precisamos mesmo aprender com os erros.
É importante aprender com situações básicas a serem evitadas na hora de desenvolver um código, para que ele tenha uma qualidade maior, já que muitas vezes os guias de boas práticas acabam passando longe de quem está envolvido nos projetos.
Para conferir as coisas que você deve evitar na hora de programar, confira um pequeno cheklist a seguir, que certamente ajudará você na hora de codificar.
Atenção: As dicas a seguir não substituem um guia de performance ABAP.
- Crie constantes mais descritivas do que as inúteis, tais como C-X.
Algumas constantes como ABAP_FALSE e ABAP_TRUE são muito mais descritivas e relevantes.
- Comentários inúteis.
Ao longo da programação, comentar muito em determinados pontos passa a ser uma atitude completamente irrelevante para o desenvolvimento. Ganhe tempo e evite comentários que não servirão para exatamente nada.
- Cuidado com variáveis que tenham nomes confusos e repetidos como V_TABIX1, V_TABIX2.
No universo do ABAP, muitos desenvolvedores passam a criar variáveis com nomes bem repetidos e pequenos, sem motivo algum. Há um grande medo de deixar o código maior, mas apesar da limitação existente no tamanho das variáveis, a única que conta com limitação de oito caracteres é a responsável pela tela de seleção. É sim possível deixar nomes muito melhores e claros para as outras.
- Mesma seleção duas vezes
Tente evitar fazer mais de uma seleção na mesma tabela, só apele para esse recurso, caso não tenha nenhuma outra forma de evitar que o acesso seja duplicado.
- Tente usar Sorted Table
Aprenda o básico de como usar Sorted Table para evitar o uso de Loop Where em Standard Table.
- Alterar tabela standard em programa Z
Muitas vezes, os programas standards atualizam mais do que a tabela que conta com o número do documento, ou seja, ao criar uma ordem de venda, por exemplo, além do registro VBAK, também é criado a VBAP, VBEP, etc. O mesmo se repete em todo o programa, em seus vários tipos de registros e documentos. Fazer alterações certamente irá gerar problemas, pois você estaria ignorando a consistência entregue pela tabela standard ao banco de dados em questão.
- Não coloque no mesmo grupo de funções duas ou mais SM30s
Você precisa fazer duas ou mais SM30s? Nem pense em poupar código, e colocá-las no mesmo grupo de funções. É importante manter o código individual de cada uma das SM30 em seu grupo específico.
Viu só como aprender dicas rápidas de programação ABAP ajuda você a desenvolver com maior eficiência e qualidade os códigos dos seus projetos? Continue nos acompanhando, estamos preparando mais dicas imperdíveis especialmente para você.