A responsabilidade da qualidade dos desenvolvimentos SAP ABAP é do meu fornecedor!

responsabilidade da qualidade dos desenvolvimentos SAP ABAP-01

Esta é uma frase que escuto com frequência dos gestores de companhias que utilizam ERP SAP.

A grande maioria das empresas contratam o que existe de melhor em termo de consultorias de software do mundo, no intuito de realizar a sustentação e qualidade do ambiente SAP e manter foco exclusivo no negócio. 

Porém, esquecem que seus ambientes são on-premise, ou seja, a responsabilidade da sustentação é da sua empresa. Como o objetivo é ter foco exclusivo no atendimento de seu negócio, acabam negligenciando práticas de governança e de qualidade de desenvolvimento de software, definidas pela própria SAP.
Com isto, o resultado são alguns problemas corriqueiros como altos volumes de chamados, baixa produtividade, baixa performance de programas, servidores sobrecarregados, usuário insatisfeitos, e em alguns casos mais graves as paradas produtivas dos sistemas da empresa, que acabam consumindo grande fatia do orçamento da tecnologia da informação e geram perdas para toda companhia.

Os gestores destas organizações esquecem que assim como eles pensam em ter foco no negócio, seus fornecedores pensam da mesma forma, até porque são cobrados, medidos e pagos por este indicador. 

Agora, porque os fornecedores investiriam tempo em governança e qualidade se o ambiente computacional que estão trabalhando é da empresa e não do fornecedor.
Neste cenário, os ambientes vão se degradando e prejudicando a performance do negócio das empresas, naquilo que os gestores mais investem esforços e foco, acaba sendo a parte mais prejudicada desta equação. Conseguimos provar que está é uma equação que não favorece as empresas.
Como não existe indicadores ou um processo de controle de qualidade pré definidos, muito menos de avaliação e qualificação periódica de fornecedores nas empresas, tudo que o fornecedor faz acaba virando um grande legado para a empresa contratante. 

Muito comum encontrar casos com problemas de performance que por exemplo impactam no faturamento das empresas, sendo única e exclusivamente problemas relacionados a baixa qualidade dos desenvolvimentos específicos entregue sem nenhum controle, auditoria ou indicadores. Neste caso o preço do serviço continua alto, mesmo sem que seja entregue a expertise prometida.

Façamos uma analogia do ambiente computacional específico com o projeto de construção de uma casa.

Você investe muito recurso financeiro para construir sua casa, o porto seguro de sua vida, chama os melhores engenheiros, arquitetos e pedreiros para executarem os projetos e a construção. Quando você recebe a obra ela está linda em todo seu esplendor e decoração. Porém, você chegou a verificar se durante os cálculos e serviços executados, estes fornecedores utilizaram formulas ou técnicas que correspondam as características do seu terreno ou projeto? Esta falha na grande maioria das vezes é a fonte causadora de várias manutenções que você precisará realizar ao longo do tempo. Entre elas, trincas nas paredes, problemas de infiltração, etc. Quem vai pagar esta conta? O engenheiro, o arquiteto ou o pedreiro? Como o dinheiro está saindo do seu bolso, com certeza você deve buscar garantir a qualidade da entrega e não vai esperar a qualidade vendida por terceiros.

Para um software a analogia é a mesma. Quando você implanta um ERP SAP ou desenvolve um projeto específico, você tem uma garantia de 90 dias para os serviços executados. Tudo o que for revisto e demandar correções neste período pode ser que seja corrigido, porém o que não for identificado neste período você irá arcar com estas despesas que exigirão novos investimentos em suporte, desenvolvimento, infraestrutura, etc. Quem banca esta conta é com certeza a empresa e não o fornecedor. Garantir a qualidade da entrega do fornecedor é pura responsabilidade da empresa que está investindo dinheiro nestas atividades.

Portanto, se eximir de processos de governança e qualidade por acreditar que seu fornecedor o fará, pode parecer uma forma sensata de trabalhar. Mas será que é? Você gestor, de que forma garante a qualidade do seu fornecedor? Somente com um contrato?

A QAMETRIK esta a disposição para você gestor empresa ou fornecedor e com certeza podemos ampliar a performance de seus negócios.

A QAMETRIK pode contribuir para você:

  1.   Gestor / Empresa: a controlar e garantir a qualidade dos seus fornecedores;
  2.   Fornecedor / Fábrica de software: a melhorar e demonstrar o diferencial do seu trabalho a seus clientes;


Voltar