ABAP for Hana

Nos últimos tempos, todos os produtos SAP começaram a se mover para o SAP HANA, o mais comentado da companhia em termos de inovação. Esta evolução permitiu a intensificação das demandas em SAP NetWeaver Application Server ABAP (AS ABAP) para melhor aproveitar os recursos e capacidades do banco de dados SAP HANA, dando às empresas a possibilidade de analisar suas operações de negócios utilizando grandes volumes de informação detalhada à medida em que seus negócios crescem.

Já para os desenvolvedores, o SAP HANA oferece a oportunidade de construir rapidamente aplicações altamente escaláveis e impactantes, que aproveitam a velocidade e a escala maciça da plataforma. Mas sendo um desenvolvedor ABAP, você deve estar se perguntando: o que é necessário aprender para implementar o SAP HANA? E quais são os requisitos de sua implantação? Neste post, responderemos a estas e outras perguntas relacionadas ao desenvolvimento ABAP para SAP HANA. Acompanhe:

Quais os principais requisitos?

Para ter uma visão técnica geral do SAP HANA, o desenvolvedor, arquiteto ou consultor de desenvolvimento necessita de:

  • Habilidades básicas de programação;
  • Conhecimentos básicos de programação ABAP e Open SQL;
  • Uma compreensão geral do SAP HANA, se possível.

O que é preciso aprender para implementar o SAP HANA?

Para poder criar modelos analíticos abrangentes e construir aplicações SAP HANA através de interfaces pragmáticas em um ambiente de integrado, o desenvolvedor precisa estudar:

Os conceitos técnicos e a arquitetura da informação

O estudo da arquitetura da informação e dos conceitos técnicos importantes do desenvolvimento ABAP para SAP HANA, bem como das ferramentas de desenvolvimento, é fundamental para que o desenvolvedor tenha uma breve compreensão de como o SAP HANA funciona.

As ferramentas utilizadas na codificação

No AS ABAP, há uma grande variedade de ferramentas que podem ser utilizadas para detectar e analisar a codificação ABAP, garantir correções funcionais e verificar o desempenho do código. Por serem importantes, é imprescindível que o desenvolvedor aprenda sobre as ferramentas de análise de desempenho e componentes otimizados, como a ABAP List Viewer, que foi aprimorada para melhorar o seu desempenho.

A programação orientada a banco de dados

Após compreender como otimizar a codificação ABAP através das ferramentas, o desenvolvedor deve estudar os novos recursos e capacidades do AS ABAP 7.4, com ênfase especial na programação orientada a banco de dados, e as melhorias do SQL Open, através do Core Data Services.

O trabalho de forma nativa com o SAP HANA

Para poder entender o conjunto completo de recursos do SAP HANA, o desenvolvedor deve “cavar ainda mais fundo” e trabalhar de maneira nativa com o SAP HANA. Também é importante verificar como o AS ABAP 7.4 suporta esta tarefa e os recursos apresentados podem ser usados em um aplicativo analítico.

Após concluir seus estudos, o desenvolvedor entenderá os conceitos importantes no desenvolvimento ABAP para SAP HANA e saberá como detectar e analisar o desempenho de sua codificação ABAP.

O que utilizar para construir e implementar aplicativos?

Todos os novos produtos da SAP utilizam o Eclipse para desenvolvimento. Portanto, é importante compreender como funciona o desenvolvimento ABAP através do Eclipse, como a criação de objetos e requests, por exemplo. Devemos lembrar que, se você estiver interessado apenas em obter uma visão geral técnica do desenvolvimento ABAP para SAP HANA, não é necessário ter acesso a um sistema de desenvolvimento. Mas se quiser desenvolver seu próprio código, poderá usar o AS ABAP 7.4 como uma aplicação virtual. Neste caso, você será cobrado pelo seu provedor de serviço de nuvem para executar esses dispositivos virtuais.

E então, pronto para começar o desenvolvimento ABAP para SAP HANA? Agora conheça as diretrizes de desempenho do sistema de banco de dados, para que seus aplicativos demonstre um alto nível de performance. Caso tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

 


Voltar