Como implantar um processo de qualidade de TI sem onerar o tempo da equipe

Como implantar um processo de qualidade de TI sem onerar o tempo da equipe? Sabemos o quanto somos consumidos pelos projetos do dia-a-dia em um ambiente de tecnologia e muitas vezes acabamos nos esquecendo de tratar alguns pontos fundamentais referentes a qualidade destes projetos.

Como implantar um processo de qualidade de TI sem onerar o tempo da equipe

A verdade é que o excesso de projetos simultâneos e a cobrança por prazos por parte dos solicitantes nos faz pular algumas etapas importantes em certos momentos, comprometendo o resultado final e a qualidade desses projetos em longo prazo.

A seguir vamos analisar como algumas ações podem facilitar o controle de qualidade em projetos de TI sem onerar em excesso o tempo da equipe, e ainda facilitam a gestão e análise por parte dos gestores.

Cloud Computing

A adoção de cloud computing tem sido fundamental para acelerar o desenvolvimento e a entrega de projetos de TI, em especial projetos de software e customizações, muito comuns em empresas que possuem ambiente SAP.

A adoção da computação em nuvem em um ambiente de desenvolvimento facilita a interação entre os desenvolvedores, que podem trabalhar em conjunto em um único projeto mesmo estando distantes fisicamente.

As soluções atuais de cloud computing também facilitam a criação de ambientes de teste e simulação com maior velocidade que as demais tecnologias, tornando o processo de validação mais rápido e eficaz.

Monitoramento

Monitorar os projetos de TI desde seu início até a entrega parece ser uma tarefa adicional, mas na verdade é uma das maneiras mais eficazes de se encontrar falhas logo no início do processo e corrigi-las antes que criem maiores problemas no projeto.

Quando falamos em um ambiente de desenvolvimento, vale ressaltar a importância do monitoramento do código desenvolvido em todas as solicitações com frequência, afinal, uma solicitação entregue com problema no código pode gerar falha grave no ambiente de produção para esta solicitação e todas as suas dependências.

Quality Assurance

Empresas que possuem um grande ambiente de desenvolvimento ou que tenham um grande volume de solicitações, algo bastante comum em organizações com SAP e alto volume de customizações, tem se beneficiado cada vez mais com um profissional que assume a função de Quality Assurance.

O profissional desta função tem a responsabilidade de criar e acompanhar todo o processo de controle de qualidade do ambiente de desenvolvimento SAP, desde a criação da documentação, booking de boas práticas e pontos de controle.

A pessoa responsável por Quality Assurance (QA) deve assegurar que todos os processos sejam compartilhados e seguidos por toda a equipe de TI. O monitoramento citado anteriormente por exemplo, é mais uma tarefa que faz parte do controle de qualidade de responsabilidade do QA.

Automação dos processos de TI

Se o objetivo é melhorar a qualidade sem onerar o tempo, talvez a melhor maneira de se fazer isto seja através da automação dos processos.

A verdade é que muitas atividades executadas manualmente podem ser automatizadas com a utilização de algumas tecnologias. A própria adoção de cloud computing, já citada anteriormente, permite a automação de diversas rotinas, como criação de ambientes de desenvolvimento e testes.

Em empresas com SAP e grande volume de requests, outras rotinas que podem e devem ser automatizadas são as análises dos códigos customizados ABAP. Atualmente existem ferramentas como a QAMetrik capazes de avaliar 100% do código e sugerir correções, além de entregar aos gestores um relatório completo da situação do ambiente. Automatizando assim boa tarde dos trabalhos manuais executados pelo Quality Assurance, que poderá focar seus esforços cada vez mais em soluções de melhoria da qualidade.

Considerações finais

A pressão por prazos e melhores resultados é bastante comum em um ambiente de tecnologia de uma grande empresa. Por isso, é fundamental que os gestores busquem constantemente maneiras de tornarem sua equipe mais produtiva sem comprometer a qualidade final dos projetos.

Soluções como as que foram aqui apresentadas são maneiras simples e com baixo custo de implantação, que podem garantir um trabalho mais produtivo e entregas com muito mais qualidade.

E você, já tem processos de qualidade no seu ambiente de TI?

infografico-10-passos

Agenda especialista


Voltar