Como organizar a equipe de QA

Você sabe realmente como organizar a equipe de QA corretamente? De forma que o processo de qualidade do seu software seja atingido de forma otimizada, linear e transparente, disponibilizando para o cliente um artefato de alta qualidade.

Como organizar a equipe de QA

Todo gestor de projetos de TI sabe que de nada adianta ter as melhores ferramentas tecnológicas à disposição, se os membros da equipe de QA não forem organizados corretamente e as tarefas delegadas a eles não sejam adequadas a cada perfil de profissional. Caso o responsável siga o caminho contrário, ele certamente enfrentará problemas que podem pôr em risco o cumprimento do cronograma e a qualidade geral do projeto, principalmente em implementações ERP SAP complexas com restrições de prazo e recursos, então como organizar a equipe de QA corretamente? A seguir, veja algumas dicas de como organizar a sua equipe antes do projeto ser iniciado, para que assim possa atingir os melhores resultados possíveis ao seu término.

Lembrando que o processo de QA é absolutamente importante para garantir que o desenvolvimento a ser entrega para o cliente seja validado sem bugs e o artefato final, entregue ao cliente, atenda de forma condizente toda a especificação inicial do escopo.

Como organizar a equipe de QA: Liste as tarefas a serem executadas

A primeira tarefa que o responsável pela equipe de QA deve realizar é listar as tarefas a serem executadas. Isto, certamente, o ajudará a criar um escopo bem definido com ações mais completas e assertivas para que todos os membros do time e as partes interessadas o compreendam completamente e se concentrem em alcançar os objetivos de negócio. As tarefas listadas também ajudarão o gestor a definir o trabalho que precisará ser desenvolvido e entender se elas estão alinhadas aos objetivos da empresa.

Elabore um cronograma detalhado

Após listar as tarefas, defina o tipo e a ordem da realização de cada uma delas em um cronograma. Isto dará ao gestor uma breve ideia de como está cada fase do projeto, permitindo que ele visualize as etapas que estão atrasadas e promova ações que elas sejam cumpridas nas datas predeterminadas. Mas, lembre-se de compor um briefing detalhado e dar feedbacks aos membros da equipe quando necessário, para que todos se sintam motivados e possam acompanhar as etapas sem se perder.

Distribua funções na equipe

A distribuição de funções é uma tarefa muito importante, pois ditará a ‘missão’ de cada membro da equipe no decorrer do projeto. O gestor deve preencher as funções de cada colaborador de acordo com o seu perfil profissional, além de definir quantas pessoas serão necessárias para a realização de cada tarefa. É importante que ele deixe tudo bem claro e visível, para que todos conheçam as suas obrigações e possam interagir entre si para que o projeto evolua de forma sincronizada, sem erros que resultem em retrabalho para os desenvolvedores.

Promova uma comunicação eficiente

Para certificar-se de que cada membro tenha entendido claramente os seus papéis no projeto, o gestor deve promover uma comunicação eficiente, de modo a deixá-los fazer perguntas e levantar questões importantes. Quando as pessoas têm um comportamento pouco participativo, corre-se o perigo de a própria equipe se atrapalhar e ‘minar’ o progresso da implementação do software. Por isto, é importante que você mantenha uma linha aberta para dúvidas, críticas, sugestões e feedbacks, para que assim possa garantir que todos do time estejam ‘falando a mesma língua’.

Calcule e exponha o orçamento

Fazer o cálculo do orçamento e deixá-lo visível para todos os membros da equipe faz com que eles trabalhem de forma mais consciente com os recursos disponíveis. Verifique o capital, assim como os equipamentos necessários para a realização da implementação e a disponibilidade deles na organização. Assim, o time se sentirá mais confiante ao iniciar o projeto e terá o cuidado para não ultrapassar o orçamento estipulado, o que ajuda a empresa a economizar dinheiro e alcançar os resultados previstos.

Identifique pessoas talentosas

Em muitas empresas, é comum os gestores colocarem um profissional fascinado por marketing para trabalhar com administração de valores ou um designer que sabe programar para trabalhar na parte criativa. Em um projeto de implementação SAP ABAP, esta prática não deve ser seguida, pois assim o potencial dos colaboradores não é explorado em prol da empresa. Logo, cabe ao organizador do time identificar as pessoas com vocação para uma determinada tarefa, como apoiar os desenvolvedores, executar testes, simular defeitos, entre muitas outras. Isso fará com que o profissional aumente sua produtividade, já que estará atuando numa área em que realmente gosta.

Como organizar a equipe de QA: o processo

Agora que você já sabe como organizar a equipe de QA é possível extrair o melhor de cada colaborador, definindo o papel de cada de forma transparente, primando pela comunicação direta e simples, onde de posse do cronograma estipulado será mais simples alcançar os objetivos estipulados.

Para desenvolver dentro do ambiente da SAP de forma otimizada e com qualidade torna-se imprescindível saber como organizar a equipe de QA, passando pela seleção dos colaboradores até mesmo a forma que irão trabalhar, isto é fato, se estas regras básicas não forem cumpridas existe um risco inerente do artefato entrega não conseguir alcançar o padrão exigido e não atender a necessidade do cliente.

E você, o que faz para organizar sua equipe de QA antes do projeto começar? Tem alguma outra dica que queira compartilhar conosco? Deixe-a nos comentários!

 

 

 

Especialista


Voltar