Como realizar uma implantação SAP sem atrasos ou problemas de performance?

A complexidade de uma implantação SAP é relativa. Depende muito da sua estratégia, experiência da equipe e utilização das melhores práticas de governança, gestão de projetos e programação ABAP.  Apesar de todos os benefícios propiciados pela solução de ERP SAP, o mercado aponta para inúmeros casos de dificuldades em sua implantação pelas empresas que resolveram adotá-la. Alguns projetos atrasaram tanto, a ponto de perderem o patrocínio e as empresas jogarem fora o investimento realizado até o momento da decisão. Nesses casos, via de regra, a estratégia foi errada. Confira, no artigo abaixo, como evitar problemas de atrasos e performance em projetos de implantação ou de melhorias do SAP:

1. A escolha do parceiro ou fornecedor adequado na implantação SAP

Quando uma empresa decide por uma solução de SAP, não adianta querer economizar contratação ou horas de consultoria adequada. Querer partir para voo solo proporciona um grande risco de problemas em relação a uma economia tão pequena.

No projeto, o ideal é escolher um parceiro que tenha larga experiência de implantação e um time especializado. Estabelecer alguns critérios aderentes aos seus objetivos e procurar investigar a performance e cases de sucesso dos fornecedores candidatos obtendo referências é importante no processo de seleção desta consultoria.

2. Invista na seleção e estruturação do melhor time da empresa

Para acompanhar todo o processo de implantação, inclusive subsidiar a consultoria contratada, é crucial que sejam selecionadas as pessoas mais capacitadas para o projeto. O time interno precisa ser forte e com foco no sucesso da empreitada.

3. Capacite o time selecionado e envolvido para implantação SAP

Não adianta adquirir uma solução de mercado e levar em consideração apenas questões técnicas para sua implantação. A equipe tem que ser preparada desde o início e em cada estágio tanto tecnicamente quanto negocialmente. Uma vez que, os processos de negócio também podem ser modificados. A formação precisa ser contínua e considerar todos os envolvidos, de acordo com seus papeis.

4.Defina políticas de governança e de gestão de projetos SAP

Fazer uso das melhores práticas, realização de benchmarking para aprender com os erros dos outros é uma excelente alternativa para evitar obstáculos. Entretanto, é fundamental que a amostra observada seja realizada com base no tipo de indústria. Não adianta você se basear em projetos no segmento de saúde, como hospitais, se o seu segmento é o de finanças (instituições financeiras).

Vale a pena investir um tempo inicial e ir calibrando o processo por meio de melhorias, de acordo com o seu andamento. Veja uma das práticas:

o    Automação do processo: é preciso medir custos, prazos e riscos nos projetos. Se você tem o apoio de uma boa ferramenta com este propósito, favorecerá e muito a sua governança em projetos desta natureza, pois disponibilizará toda a visão dos riscos durante o projeto. Facilitará também a gestão do projeto alinhando a estratégia de TI com o negócio e reduzindo custos.

5. Seja flexível às mudanças em um projeto de implantação SAP

Muitas empresas esbarram no erro de adquirirem o ERP/SAP e acharem que a ferramenta deverá ser adequada para atender seus processos. Como isto, gastam horas de esforço na tentativa de customizar a solução até concluírem que não atende às suas necessidades.

É preciso, na verdade, que a empresa esteja aberta para mudanças, pois, muitas vezes, é necessário adaptar os processos atuais de forma a corresponder às expectativas dos processos padrões do ERP/SAP, principalmente, sob a ótica de que esses foram definidos em função das melhores práticas de mercado.

6. Controle bem os custos em um projeto de implantação SAP

Além dos gastos com colaboradores externos, aquisição de licenças do produto, equipamentos adequados e treinamentos são importantes também computar os gastos da sua equipe, inclusive considerar o impacto financeiro dos eventuais atrasos por parte das equipes.

7. Dê a devida importância ao código para implantação SAP

Uma boa implementação e customização dos pacotes da SAP, significa ter uma grande atenção com a programação ABAP. É fundamental que a equipe seja formada por profissionais técnicos de peso, profundos conhecedores dos padrões e metodologias de desenvolvimento. Com uma boa escrita do código será muito mais fácil a realização das manutenções e a garantia de uma boa performance. O processo de testes precisa ser bem definido com critérios maduros visando a qualidade.

Todo este conjunto de práticas certamente culminará na entrega dos produtos com excelente nível de cumprimento dos indicadores definidos e te posicionará no grupo dos projetos que não tiveram problemas com atrasos e performance.

Este post foi útil? Quer saber mais? Registre aqui suas dúvidas, comentários ou experiências.

Agenda especialista


Voltar