DevOps em ambiente SAP é possível?

O ecossistema de desenvolvimentos e operações, SAP por sua vocação corporativa “R$” é naturalmente um ambiente mais fechado e de certa forma mais rígido e engessado, com protocolos rígidos e mais por sua vez pouco automatizados.

Atividades repetitivas de extrema importância ao ciclo de desenvolvimentos, mais que por sua vez abdicam da inteligência do programador ABAP ou do BASIS, são vastamente ignoradas na empresa. Pelo baixo nível de automações existentes a estas tarefas.

 

Você ABAP, BASIS, CIO ou até CEO de uma empresa que utiliza ERP SAP sabe o que é ou são DevOps?

Tenho certeza que sim mais como escrevo para universitários que querem acender a este mercado SAP vou nivelá-los.

 

Figura: DeVops Cicle

 

 

Fonte: https://devops.com

 

 

O que é DevOps ?

O DevOps é um conjunto de práticas que automatizam os processos entre equipes de desenvolvimento de software (Analistas funcionais / Desenvolvedores ), Infraestrutura de TI (BASIS), mais em plataformas SAP, apresenta a área de Negócios (Key user’s) que deve estar envolvidas, para que possam criar, testar e liberar softwares de maneira mais rápida e confiável.  A cultura de colaboração e comunicação ágil são os atributos que permeiam o conceito de DevOps, uma quebra de paradigma para equipes que historicamente operam em silos relativos devido a que desenvolvedores são cobrados por entregar valor na forma de funcionalidades e aplicações, enquanto a operação (infra) é cobrada por manter a estabilidade do ambiente. Ambos são pressionados pela empresa em direção a esses objetivos, mas em uma TI tradicional eles parecem opostos.

 

Dentre os benefícios que podemos ter com práticas DevOps, estão:

  • Maior integração das equipes internas ou terceirizadas;
  • Maior confiança, velocidade e qualidade na entrega de valor de software;
  • Uso extensivo de automação para construção e testes;
  • Redução dos períodos em que as aplicações ficam fora do ar (downtimes);
  • Liberações de software mais rápidas
  • Habilidade de resolver problemas críticos rapidamente;
  • Melhor gerenciamento do trabalho não planejado;

 

Então você CEO, CIO, gerente, está disposto a colher estes benefícios?

 

A SAP promete uma série de ferramentas que podem lhe ajudar, colocam o licenciamento delas de graça em seu pacote de licenças. Porém a consultoria de implementação não é sua área de negócios está disposta a liberar milhões do orçamento para algo que seja sustentação ou ostentação pois milhões são os valores pagos para consultorias implementam algumas destas práticas com produtos SAP e com déficits.

Geralmente estes projetos são longos, estressantes e como quase tudo que é feito no ambiente SAP o go-live geralmente não ocorre como planejado.

 

Pois existe uma ferramenta que você paga por demanda, sim você paga, mais paga o justo por sua demanda. A implantação ocorre em dois dias, isso mesmo em dois dias, você a gestão técnica e de risco de seus desenvolvimentos rodando sem impactar seus desenvolvimentos.

 

NA QAMetrik priorizamos efetividade, processos ágeis e enxutos, que proporcionam máximo aproveitamento de seus investimentos de TI.

Com um fluxo continuo você tem total gestão de suas demandas de desenvolvimentos e total integração das áreas envolvidas.

 

Estamos prontos para lhe apresentar a ferramenta!

 

Figura: QAMETRIK Cicle

 

 

Fonte: https://qametrik.com

 

Sim DevOps em ambientes SAP é possível com QAMetrik.

Fale conosco temos produtos focados para ambientes SAP.

 

 


Voltar