Estabelecer políticas de qualidade: o primeiro passo para implementar o SAP

Neste post entenderá porque o primeiro passo para implementar o SAP na sua empresa é estabelecer políticas de qualidade. Uma solução robusta e com a qualidade SAP necessita muito mais do que conhecimento técnico, e sua primeira decisão deve ser estabelecer e fortalecer políticas de qualidade já no período de implantação.

Como gestor de TI, gerente de projeto ou administrador da equipe de desenvolvimento e implantação, o objetivo é realizar uma boa entrega, no tempo certo e com o máximo de desempenho. Por isso, entender os anseios da empresa, de acordo com suas atividades de negócio, e estabelecer um conjunto de regras que visam garantir a qualidade total no desenvolvimento e implementação deve ser sua primeira preocupação.

A boa notícia é que criar uma política de qualidade não é um bicho de sete cabeças. É, antes de tudo, uma atitude de liderança e aceitação de ideias, tradução de anseios e reconhecimento da capacidade da equipe.

Veja, a seguir, os benefícios que uma boa política de qualidade pode trazer para você e para sua equipe de implantação SAP:

Visão global do projeto

Com uma política de qualidade bem definida, todo o processo de implantação SAP é beneficiado com sua visão gerencial mais aguçada. Isso vai garantir que os ambientes de produção não fiquem vulneráveis a defeitos de qualidade do código.

Se toda a política estiver sendo seguida corretamente, fica mais fácil se antecipar aos erros ou corrigi-los a tempo de não prejudicar as próximas etapas do projeto.

Criação e estabelecimento de métricas

A partir da clareza das regras de qualidade, é possível determinar métricas a serem usadas no decorrer do processo de implantação e deter informações técnicas necessárias para controlar, monitorar e melhorar aplicativos.

Definição de processos

Como gestor do projeto de implantação, você precisará estabelecer juntamente com sua equipe os processos de desenvolvimento. E estas regras deverão ser seguidas tanto pela equipe interna quanto pelos consultores SAP.

Com processos bem definidos, o trabalho fluirá melhor, com menos erros e com mais integração entre as equipes. Esta é mais uma das etapas em que as políticas de qualidade são fundamentais para se obter sucesso.

Controlar e reverter problemas

Com as regras bem definidas e a equipe bem afinada, você terá mais facilidade para atenuar os efeitos causados por problemas de codificação logo no início do processo de desenvolvimento, evitando um efeito dominó.

Isso lhe dá mais poder de produtividade, afinal, toda a equipe estará empenhada em fazer o seu melhor, já que corre menos riscos de errar. Com isso, até os custos de refação e contratação de profissionais para alinhar ou remediar os desafios ficam reduzidos.

Melhorar o desempenho

A partir do momento que a qualidade do desenvolvimento se torna “lei” na equipe de implantação, atingir um desempenho e estabilidade das aplicações se torna uma consequência.

Por todos esses motivos, percebemos que o conhecimento técnico é imprescindível, mas sem uma política de qualidade a implementação do SAP pode não gerar os resultados que você almeja.

Guia Completo de Políticas de Qualidade SAP ABAP


Voltar