Existe um problema de qualidade no seu ambiente SAP? Você desconhece a situação ou não quer enxerga-la?

Existe um problema de qualidade no seu ambiente SAP? Você desconhece a situação ou não quer enxerga-la?

Com a nossa experiência de anos em consultoria e agora como empresa especialista em governança de ambientes SAP, todos os ambientes que trabalhamos possuíam problemas em seus desenvolvimentos Z, indiferentemente do tempo da sua implantação. A grande preocupação das empresas que implantam o SAP é com prazos de entrega e o atendimento das necessidades de suas áreas de negócio. Com esse pensamento as empresas confiam cegamente em seu fornecedor que na grande maioria das vezes, são as famosas consultorias de mercado. Contudo, esse famoso status não garante que o seu fornecedor entregará a qualidade que ele te vende, nem os prazos, custos e produtividade para o seu negócio.

 

Obviamente a qualidade tem um custo e requer investimento!

 

Mas se exercitarmos matematicamente, veremos que os desperdícios causados pela falta ou negligência de um processo de qualidade nos desenvolvimentos Z, você CEO ou gestor, perceberá que os custos “Apagando essa fogueira” serão muito maiores que o investimento em qualidade, sem contar no desgaste emocional desse processo.

 

Um exercício simples que gosto de orientar nossos clientes, para identificarem se possuem esses problemas em sua empresa. Converse com as áreas de negócio, se aproxime da ponta final da empresa e questione funcionários e keyuserssobre o sentimento deles quanto a TI e o produto que estão recebendo. Seja proativo na busca pelo entendimento e deixarei uma sugestão de questões que você pode fazer:

 

  • Questione sobre o esforço que eles gastam para executar as atividades no sistema (SAP)?
  • Quais programas ou processos eles fazem que mais demora, e os irritam?
  • Qual programa eles precisam aguardar processamento para finalizar suas tarefas?
  • Se algum processo der problema, qual representa maior risco para o negócio?
  • Qual a sua visão dos sistemas que a TI desenvolve?

 

Você se deparará com uma situação que talvez não tenha conhecimento ainda. E posso te garantir, que qualquer resposta ou impressão negativa que você colete dessa pesquisa, a solução será aumentar a qualidade, seja no desenvolvimento, no atendimento, no serviço prestado e assim por diante. Todo o investimento feito em qualidade retornará em satisfação da área de negócio, produtividade e performance para o negócio da empresa, e por fim, redução de custo, porque não precisará mais “Apagar o fogo” do dia-a-dia.

 

Todo processo que possui um padrão é passível de automatização, como descrevi em meu ultimo artigo conceito base para a indústria 4.0, a qualidade também pode ser garantida dessa forma. Um processo automatizado de qualidade será mais barato e garantirá que 100% de tudo que for feito na empresa será avaliado e gerenciável, sem a dependência de pessoas e de forma idônea. O efeito benéfico disso você verá na satisfação de seus funcionários, conseguirá gerir com números informações técnicas complexas, conseguirá medir seus fornecedores sobre a qualidade que eles estão entregando, e ainda terá um retorno sobre o capital investido.

 

Agora! Um erro muito comum que as pessoas têm é confundir os ganhos de produtividade e performance com investimento em Hardware (seja servidores, banco de dados, Hana e etc). A ampliação de infraestrutura é importante, mas ela não resolve o problema raiz que você sofre, ela vai aliviar seus sintomas momentaneamente. No futuro, você sentirá todos os problemas novamente muito mais fortes, porque você investiu um volume grande de dinheiro e os problemas ainda persistirão.

 

Eu gosto muito de um exemplo que faz uma analogia com esse caso. Pense em um paciente que possui problemas cardíacos, ele é obeso e tem hábitos alimentares errados. Em algum momento da vida esse paciente decide fazer uma redução de estomago, procedimento cirúrgico para resolver seu problema. No entanto, ele em nenhum momento decidiu mudar seus hábitos alimentares e físicos, você acredita que esse procedimento cirúrgico resolverá o problema desse paciente?

 

O ambiente SAP das empresas é exatamente igual, cada desenvolvimento que não atende padrões de qualidade é uma comida gordurosa. Cada especificação funcional ou testes mal feitos é a negligência do exercício físico. Cada investimento em infraestrutura é o procedimento cirúrgico. Precisamos atacar com os problemas em sua raiz, sempre será a opção mais acertada e trará melhores resultados, e no fim das contas redução de custos e segurança para a empresa.

 

Você gestor, vai continuar fazendo cirurgias em seu ambiente SAP ou vai mudar seus hábitos para dar mais qualidade de vida a sua empresa?

 


Voltar