Investir no Hana em alguns casos é tampar o sol com peneira

Não venho aqui questionar a tecnologia aplicada nas plataformas Hana. Porém nossa experiência nos qualifica a questionar a forma como estes upgrades de plataforma tecnológicas são feitos e a forma como os benefícios são vendidos.

Você adquire um ERP SAP em uma de suas versões ECC por exemplo. Este é vendido para ser a solução definitiva de gestão para seus negócios, porém sempre ficam as arestas que necessitam ser personalizadas via programas específicos “Z”. Mais também sua empresa é dinâmica o que mantem e o nível de customizações em constante expansão até porque a exigência de eficiência e automação dos processos é cada vez maior.  Seus concorrentes não perdem mercado por que você utiliza SAP. 

Para atender as demandas de projetos aprovados você CIO e gestor sempre recebe prazos geralmente muito apertados os quais são repassados a seus colaboradores e consultores. 

Como tenho destacado os objetivos e as atenções dos projetos são sempre atender os requisitos demandados pelas áreas negócio dada a pressão de tempo em inúmeros casos as práticas de qualidade são negligenciadas em detrimento ao atendimento ao negócio. 

São exatamente por negligenciar estas práticas que você CEO, CIO acaba sendo forçado a migrar para uma nova tecnologia mais atual mesmo que esta não esteja no planejamento da companhia neste momento. E mais uma vez esta é vendida como a solução de todos os seus problemas;

Muitas dores aparecem e acabam direcionado você a tomar uma decisão destas:

  • Diminuição das performance dos negócios da empresa;
  • Lentidão na execução dos processos internos;
  • Processos de fechamento que nunca acabam;
  • A consolidação do BI atrasa;
  • Elevação do volume dos chamados na área de TI;
  • Projetos de TI começam ter seus custos elevados;
  • Dificuldade com fornecedores;

Porém quando você CEO, CIO assume uma estratégia destas é por foi convencido de que esta adquirindo uma Ferrari, super aerodinâmica, veloz e claro contendo tudo que a de novo no mercado.

Mais um fato que lhes é omitido é de que a menos que você realizei uma reimplantação do SAP do zero ja na nova tecnologia ou motor que irá impulsionar o chassi e a bolha de Ferrari é o seu ECC que você construiu, mexeu, alterou fora de padrões de performance por décadas muitas vezes.

Obviamente você colocando um motor de baixa performance em uma chassi e bolha de maior eficiência você terá um ganho performance é uma questão de física.

Mais até quando esta situação é sustentável?; Quanto tempo demorará para os sintomas acima retornarem?

Eu acredito sim que as tecnologias como o Hana são fantásticas e podem sim proporcionar grandes benefícios a companhia. Porém tenho certeza que você colherá os melhores resultados se um trabalho de casa a nível de performance for realizado previamente.

Também tenho certeza que em muitos casos realizando este trabalho de performance e prevenção de práticas prejudiciais ao ambiente você só atualizará o ambiente quando realmente for estratégico para empresa e não você CEO, CIO se sentir pressionado pelos sintomas acima.

Monitorar as ativadas de desenvolvimento é uma atividade relativamente simples dado benefício que esta pratica pode lhe proporcionar.

CEO, CIO reflita se a compra de um servidor, aumento da instance da cloud ou adoção de um banco Hana esta sendo realizada porque esta alinhada com sua estratégia ou porque você pressionado.

 


Voltar